segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Prefeito eleito Sarto já tem "alguns nomes" para secretariado e cita reunião de 4ª para transição

Sarto Nogueira entrevistado na TV Verdes Mares
Legenda: Faltando pouco mais de um mês para a posse, a equipe de transição deve iniciar os trabalhos ainda nesta semana
Foto: Foto: Camila Lima

Sarto Nogueira (PDT), prefeito eleito de Fortaleza, detalhou o processo de transição entre as gestões na Capital. Com pouco mais de um mês para a posse, ele afirmou que o decreto definindo a equipe de transição deve ser publicado ainda no início de semana e que a projeção é que a primeira reunião ocorra já nesta quarta-feira (2).

O prefeito eleito concendeu entrevista exclusiva à TV Verdes Mares nesta segunda-feira (30). 

Novo secretariado

Sarto afirmou que ainda não tem definições sobre quem deve integrar o secretariado da Prefeitura a partir de janeiro de 2021. Mas afirmou que já tem "alguns nomes" e não descarta a manutenção de quadros da gestão do prefeito Roberto Cláudio.

Apoiado por amplo arco de alianças no segundo turno, ele afirmou que também pretende conversar com os partidos. 

"Nós vamos dialogar, devo fazer um calendário de conversas. Ninguém governa sozinho", afirma.

Segundo Sarto, algumas pautas e projetos de legendas que se aliaram apenas no segundo turno tem sido inclusive absorvidas no plano de governo. 

"(Mas a prioridade para o secretariado) É a preparação técnica para as áreas técnicas, como saúde e educação, porque a pandemia ainda está aqui e precisamos ter muito cuidado", acrescentou.

Além da transição, nos próximos dias ele deve focar em conversar com os vereadores eleitos, tanto da oposição como da situação. Os diálogos devem ser iniciados já nesta terça-feira (1º).

"A conversa será para dizer qual a nossa ideia de Fortaleza. Queremos pacificar e unir a cidade. A oposição é salutar, desde que seja republicana", destacou.

Prioridades em 3 temas

Sarto falou ainda das prioridades para a futura gestão. Segundo ele, com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, o foco da administração deve ser em saúde, economia e educação

O prefeito eleito falou que será pensado um programa para recuperação econômica, voltado principalmente a periferia da Capital. Além disso, ele disse já ter conversado com o governador Camilo Santana (PT) sobre a aquisição de vacinas contra a infecção, assim que a imunização for liberada. 

Vacinação contra Covid

A vacinação para a Covid-19 deve ocorrer nos domicílios e focar, principalmente, em grupos de risco como idosos, gestantes e profissionais da saúde. Sarto também destacou que será preciso promover o retorno escolar com segurança. "

Acirramento

Sobre a vitória apertada sobre o adversário, Capitão Wagner (Pros), Sarto Nogueira disse que "é uma mensagem para a gente ter humildade". O prefeito eleito venceu com 51,69% dos votos válidos, enquanto o oponente teve 48,31%. 

"Eu devo perceber que Fortaleza é dividida. Eu quero fazer pontes com esses dois setores, que agora que acabou a eleição eu sou prefeito de todos e todas", acrescentou.