sexta-feira, 6 de março de 2020

Primeiro caso de coronavírus do Nordeste é registrado na Bahia

A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, nesta sexta-feira, 6, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. Em nota oficial, a Sesab informou que a paciente é uma mulher de 34 anos, moradora do município de Feira de Santana. A paciente retornou da Itália em 25 de fevereiro último. Ela passou por Milão e Roma, onde deve ter ocorrido a contaminação.
O primeiro atendimento foi feito em um hospital particular de Salvador, onde foram coletadas as amostras e enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O diagnóstico foi confirmado nesta sexta-feira, 6. 
 
A paciente está em casa, com quadro assintomático. A orientação é permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. 
 
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) e a vigilância municipal de Feira de Santana monitoram o caso.

"A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste", afirma o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Notificações na Bahia

Entre o mês de janeiro e as 17 horas dessa quinta-feira, 5, a Bahia registrou 73 casos notificados com suspeita do novo coronavírus. Desses, 21 foram descartados por não entrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram excluídos após exames e outros 23 ainda aguardam análise.

Mais informações em instantes