sábado, 29 de fevereiro de 2020

Anos bissextos: Por que existem e para que servem?


O dia 29 de Fevereiro existe somente em anos bissextosAnos bissextos são todos aqueles em que consta no calendário o dia 29 de fevereiro, isso acontece em todos aqueles que possam ser divisíveis por quatro, mas não por 100. 

Por exemplo, 2100 ou 2200.
Porém, se o número também for divisível por 400 além de 100, ele será um ano bissexto. 

Isso aconteceu porque o Planeta Terra não demora exatos 365 dias para dar a volta completa ao Sol. Mais exatamente, ele demora 365,2422 dias. Com isso, os astrônomos decidiram que a cada quatro anos deveria ser acrescentado o dia 29 de fevereiro.

A norma foi estabelecida ao fim do século 16, pelo papa Gregório XIII, mas a primeira vez que a contagem do tempo foi reformada foi por obra de Júlio César, em 46 a.C.. O calendário que homenageava o imperador romano (calendário juliano) tinha como o último mês fevereiro.

Porém, ao invés desse dia a mais ser adicionado ao fim do mês, como ocorre normalmente hoje em dia, o sexto dia antes de março era contado duas vezes. Por isso chamamos esse ano de bissexto.

Outra mudança interessante é a de que havia uma outra regra na época, de que todos os anos — sem exceção — múltiplos de três teriam um dia a mais. 

Há quem diga que bissexto decorre do numero de dias do ano (366), mas a explicação correta historicamente é a que foi apresentada acima.