segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Acopiara: Abertura da Semana do Bebê

A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria da Saúde, em parceria com o Selo Unicef e demais secretarias municipais, realizou na manhã desta segunda-feira, 23, no Centro Pastoral, a abertura da IX Semana do Bebê, que tem como tema o “ Poder do Abraço. ” 

O objetivo do evento é incentivar os pais acopiarenses a terem o primeiro cuidado com os bebês, desde o seu nascimento até o seu desenvolvimento, e orientação sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida.

A Semana do Bebê segue até o dia 28 de outubro, com uma vasta programação em todas as Unidades Básicas de Saúde da sede do município, como rodas de conversas, orientações de saúde, palestras educativas, oficinas de Shantala e Papinhas, escolha do bebê modelo e bebê simpatia representando as unidades, além de atividades lúdicas e entrevistas nas rádios durante a programação da Semana.

Na ocasião, aconteceu apresentações teatral com o grupo da AABB Comunidade, falando da importância do abraço e musical com a Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente, que tocou o hino do município.

Em seus discursos, as autoridades municipais presentes destacaram a importância do tema para a sociedade e da gestão pública de trabalhar essa temática, que foca na primeira infância. Após os discursos, foi realizada uma palestra sobre o Poder do abraço para o desenvolvimento Infantil, ministrada pela psicóloga Iolanda Almeida.
No período da tarde, a partir das 12 horas, teve uma programação na Rádio Carinhosa, sobre as atividades que serão realizadas durante a semana do Bebê.

Às 13 horas, na Unidade Básica de Saúde do bairro Aroeiras, a equipe da saúde realizou atividades de práticas integrativas para o cuidado e desenvolvimento do bebê e da criança, ministradas pela enfermeira Angélica e a fisioterapeuta Katyusy.

Estiveram presentes no evento, a secretária da pasta Fábia Almeida, representando a articuladora do Selo Unicef municipal Rosa Almeida, Fátima Gomes, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luciane Tavares, secretário do Meio Ambiente, Chagas Neto, a coordenadora da Atenção Primária, Grazyelle Gurgel, vereador Ricardo Costa, médicos, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, servidores municipais, e população em geral.