quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Cidade de Guaramiranga registra rajadas de vento de 59,6 km/h

O Núcleo de Monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, no último domingo (25), rajada de ventos de 59,6 km/h no município de Guaramiranga, localizado no Maciço de Baturité. De acordo com a Funceme, este foi o maior registro do mês de agosto entre as cidades monitoradas pelo órgão cearense.

A Funceme afirmou que a temporada dos ventos fortes no estado tem auge nos meses de agosto e setembro. Desde o fim do principal período chuvoso no Ceará, isto é, em maio, alguns fatores, segundo o órgão influenciam na elevação da intensidade dos ventos. O primeiro é a redução na nebulosidade e o também o deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil.

‘’Nesta época do ano, o Ceará fica ‘no meio do caminho’ entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica o meteorologista da Funceme David Ferran.

Além de Guaramiranga com seus quase 60 km/h, Fortaleza também teve aumento repentino do ar chegando a 47,1 km/h. Apesar de, segundo a Escala de Beaufort, que classifica a velocidade dos ventos, apontar como vento fresco, a esta velocidade as rajadas podem mover galhos de árvores e ondas de até 3,5 metros.