sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Saiba qual deverá ser o tempo de TV e rádio dos candidatos ao governo do Ceará

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) anunciou, nesta sexta-feira, a previsão do tempo a ser distribuído no horário eleitoral gratuito - 31 de agosto a 4 de outubro - para os candidatos que disputarão as eleições estaduais, em outubro próximo. A divisão do horário eleitoral gratuito para os partidos e coligações feita, nesta sexta-feira, é para o primeiro turno das eleições. 
 
O primeiro programa dos candidatos a governador do Estado que será transmitido, no próximo dia 31 de agosto, será o do candidato Francisco das Chagas Gonzaga (PSTU), que contará com 9 segundos de propaganda no rádio e na TV. Já para o cargo de senador, os candidatos do PSL, Marcio Antonio Almeida Pinheiro e Pedro Ribeiro Filho, estrearão o programa em rede nesse mesmo dia, que terão 5 segundos e 51 milésimos de segundo no rádio e na TV. 

Veja como ficou a previsão do tempo de rádio e TV dos candidatos ao governo do Estado:

1º) Francisco Gonzaga - 9 segundos
 
2º) Mikaelton Carantino - 9 segundos
 
3º) Hélio Gois - 10 segundos
 
4º) Ailton Lopes - 17 segundos
 
5º) Camilo Santana - 6 minutos e 18 segundos
 
6º) General Theophilo - 1 minuto e 55 segundos
 
Com base nessa ordem sorteada, vai haver um revezamento até o fim do horário eleitoral gratuito, no próximo dia 4 de outubro. Ou seja, o que estava em último no primeiro programa passa a ser o primeiro no programa seguinte. O cálculo da distribuição do tempo considera os tamanhos das bancadas na Câmara dos Deputados.

Dias e horários das propagandas

Os candidatos participarão de dois blocos diários de programa, que terão duração de 25 minutos. No rádio, a propaganda dos candidatos a senador, governador e deputado estadual vai ao ar nas segundas, quartas e sextas, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25.  Já para as candidaturas de deputado federal e presidente da República os programas eleitorais serão exibidos às terças, quintas e sábados de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25. 
 
Enquanto isso na TV, o horário eleitoral gratuito dos postulantes a senador, governador e deputado estadual será transmitido nas segundas, quartas e sextas, de13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55. Para os candidatos a deputado federal e presidente da República, a propaganda na televisão será veiculada às terças, quintas e sábados, de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55.
 
Além do tempo fixo, os candidatos aparecerão em inserções, de 30 a 60 segundos, na programação das emissoras de rádio e de televisão, que reservarão um tempo total de 70 minutos diários, inclusive aos domingos, entre 5h e 24h, para esse tipo de propaganda mais curta.