segunda-feira, 16 de abril de 2018

Inauguração do campus de Acopiara ocorre no dia 27 de abril

IFCE entrega sede definitiva do campus em AcopiaraChamando atenção de quem passa pela estrada, a sede definitiva do campus de Acopiara do Instituto Federal do Ceará (IFCE) já está pronta para ser entregue à comunidade da região Centro-Sul do Ceará. 

A solenidade de inauguração será às 9h do dia 27 de abril, com a presença do reitor Virgílio Araripe e do prefeito Antônio Almeida e demais autoridades políticas e acadêmicas da região.

A visão do campus é de encher os olhos: da pista já é possível ver a dimensão da unidade, cuja fachada preserva as cores que identificam os campi do instituto espalhados pelo Estado . Hoje, são 34 unidades em funcionamento, incluindo a sede da Reitoria e o Polo de Inovação Fortaleza IFCE-Embrapii.

Os janelões dos primeiro e segundo andares do campus incorporam ainda mais imponência à estrutura de concreto inserida em meio à CE 060. A logomarca prateada do IF sob o reflexo do Sol incidente na cidade faz brilhar ainda mais a esperança de novas conquistas para as comunidades do entorno da região.

O espaço tem seis hectares, com 4,5 mil metros quadrados de área construída abrigando as instalações do campus, que tem um bloco didático com dez salas de aulas e dez laboratórios, além de uma biblioteca, auditório para 150 pessoas e bloco administrativo, onde ficam sediados os setores de apoio gerencial e logístico. De imediato, o campus terá capacidade de atender até 1.200 alunos em cursos técnicos e superiores.

Mesmo antes da conclusão das obras em Acopiara – orçada em nove milhões de reais – as atividades de ensino já começaram, desde o ano passado, em sede provisória cedida pela prefeitura do município. Inicialmente, foram ofertados cursos de formação inicial e continuada e uma especialização em Ciências da Natureza e Matemática.

As aulas do curso Técnico terão início na nova sede, ainda neste semestre. Para o semestre que vem, será a vez dos cursos Superiores. “Vai ser um diferencial muito grande para Acopiara, pois o IFCE se torna a primeira e única instituição de Ensino Superior da cidade”, diz a diretora do campus Eliani Holanda.

Segundo a diretora, “a expectativa da comunidade local é grande com a chegada de um curso Superior e com a inauguração da sede definitiva do campus. Mais uma vez, o IFCE cumpre com a missão de levar ensino inclusivo e de qualidade, contribuindo para a pesquisa e para a extensão, bem como para a formação de cidadãos críticos”, diz.

 Deborah Sampaio - Reitoria