sábado, 14 de abril de 2018

Ceará estreia fora de casa contra o Santos pela Série A

PIO REFORÇA ELENCO DO Alvinegro,
que estreia na Série A contra o Santos hoje O maior desafio do ano para o Ceará começa hoje, a partir das 21 horas, longe de casa, em São Paulo. Após 2.323 dias, o Vovô está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, onde fica a elite do futebol nacional.
O Santos será o adversário da estreia, marcada para o estádio Pacaembu. E é bom o torcedor do Alvinegro cearense ir se acostumando, uma vez que na divisão principal todo jogo é contra uma pedreira.

O grupo parece já estar consciente disso, tanto que o técnico Marcelo Chamusca é modesto ao falar sobre as pretensões do time na competição. “A nossa proposta, o nosso objetivo é a permanência”, prega.
&nsbp;
 
Longe da condição de favorito, como costumava entrar quando disputava a Série B, o Ceará agora precisa encontrar maneiras de surpreender a cada partida na Série A. Estudar o adversário e adaptar a estratégia de jogo para cada um continuará sendo o caminho, segundo Chamusca. E o time que consagrou Pelé pode ser o primeiro a cair nas armadilhas do Vovô. 
 
“Eu falei para eles (jogadores) da importância de mostrar um bom cartão de visita no primeiro jogo da competição”, disse o técnico do Ceará.

A postura reativa, tão comentada por Chamusca nas coletivas, será adotada diante do alvinegro praiano. “Eles têm um quarteto ofensivo que deve ser utilizado e a gente já estudou. São jogadores com qualidade, que têm ‘um contra um’ e poder de finalização, mas a gente tem uma mecânica defensiva bem organizada e o adversário vai precisar nos marcar quando a gente tiver a bola”, afirmou Chamusca. 

De acordo com o técnico, porem, o Ceará vai precisar “se preocupar em marcar o Santos e eles vão precisar se preocupar um pouco conosco quando entrarmos no campo deles”.

De fato, o Peixe joga com Gabigol isolado na frente e uma trinca atrás, que durante os ataques sobe e faz uma linha de quatro peças ofensivas. A missão de parar as investidas santistas serão da zaga, mas também do volante de marcação, que deve ser Naldo. Isso porque Richardson segue machucado e Raul não joga mais pelo Ceará enquanto não estender vínculo com o clube. Essas, porém, não são as únicas baixas do Vovô. O lateral esquerdo Romário também está fora por força de contrato, já que pertence ao Santos. Em compensação, o time ganhou o reforço do lateral direito Arnaldo, que chegou na quarta-feira, viajou com a equipe na quinta e foi regularizado ontem. A favor do Ceará está um tabu interno do time da Vila Belmiro. Desde 2005 o Santos não larga com vitória no Campeonato Brasileiro. 

Desta vez, porém, o Santos não quer fazer feio, já que comemora hoje 106 anos de fundação. O técnico Jair Ventura quer fazer valer seu mando de campo. “Ceará vem para dar trabalho, vamos respeitar, mas o Santos jogando em casa é ofensivo”, avisou. 

FICHA TÉCNICA
SÉRIE A 2018

Santos 4-4-2: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Renato e Rodrygo; Arthur Gomes, Eduardo Sasha e Gabigol . Técnico: Jair Ventura Ceará 4-3-3: Everson, Pio (Arnaldo), Luiz Otávio, Valdo, Ernandes; Naldo, Juninho, Ricardinho; Felipe Azevedo, Arthur, Wescley. Técnico: Marcelo Chamusca

Data: 14/04/2018 Horário: 21h Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo Árbitro: Rodrigo D’alonso Ferreira-SC Assistentes: Helton Nunes-SC e Thiaggo Americano Labes-SC Transmissão: Premiere FC, Rádio O POVO/CBN (FM 95.5 e AM 1010) e tempo real no portal Esportes O POVO: opovo.com.br/esportes