quarta-feira, 28 de março de 2018

Choveu em 64 municípios entre ontem e hoje; Quixeré registra 3ª maior precipitação do ano

Chuva na manhã desta quarta-feira, 28, em Fortaleza (Foto: Gustavo Simão / Especial para O POVO)
O município de Quixeré, a 176 km da Capital, registrou a terceira maior chuva do ano no Estado. O último registro de precipitação na cidade foi no dia 19 deste mês, quando acumulou apenas 2.6 mm. Entre as 7 horas da manhã desta terça-feira, 27, e o mesmo período desta quarta-feira, 28, o município acumulou 135 milímetros. Em 27 de janeiro, a cidade de Mauriti registrou 151 mm e, em 20 de fevereiro, o município de Milagres registrou 148 mm. 

As cidades de Russas e Limoeiro do Norte tiverem, respectivamente, a segunda e a terceira maior chuva no período, com 105 mm e 86 milímetros. A previsão para os próximos dias, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), é de que as chuvas devem continuar em todas as regiões do Ceará. 
 
Ao todo, 64 municípios registraram precipitações entre ontem e hoje. Dos 104 postos pluviométricos informados, 97 apresentam índices de chuva. A volta das precipitações pode ser atribuída à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) e ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan). 
 
Em Fortaleza, o acúmulo foi de 6 milímetros. Pacatuba e Pacajus, no Litoral da Capital, tiveram os maiores registros, com 33 mm e 28 mm, respectivamente. As informações foram atualizadas pela Funceme até às 9 horas.