terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Asteroide em forma de caveira vai passar perto da Terra em 2018

Forma do asteroide lembra caveira ( Foto: Ilustração: J.A.Peñas/Sinc )
Um asteroide que, ao girar em torno de seu eixo, mostra semelhança com uma caveira, deve passar perto da Terra em novembro de 2018.

A primeira vez que o corpo celeste foi observado pelos cientistas foi em outubro de 2015. Devido à proximidade com a data que se é comemorado o "Dia das Bruxas", os cientistas o apelidaram de "Asteroide do Halloween".  

Em 2015, o asteroide estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km - apenas 1,3 vezes a distância da Lua à Terra. Ano que vem, o corpo celeste  passará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua - o que ainda é próximo o suficiente para que seja possível estudá-lo.

Em 2088, um novo encontro deve voltar a ocorrer. O asteroide passará pela Terra a uma distância equivalente a 20 vezes a distância entre nosso planeta e o satélite.

"Apesar de essa passagem próxima não ser tão favorável, conseguiremos como obter novos dados que podem aumentar nosso conhecimento sobre a massa dele e outras que passam pelo planeta", disse Pablo Santos-Sanz, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), sobre a passagem ano que vem.