terça-feira, 30 de maio de 2017

Sérgio Moro será julgado pelo CNJ amanhã

O juiz federal Sergio Moro (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, será julgado no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) amanhã, dia 30. O magistrado responde por duas reclamações disciplinares referentes a divulgação de grampus telefônicos entre a então presidente Dilma Rousseff, e o ex-presidente Lula.

As reclamações foram protocoladas no CNJ por deputados e senadores que acusam o magistrado de ter divulgado gravações de conversas de Lula com pessoas que possuíam a prerrogativa de foro privilegiado. Moro tornou pública as interceptações um dia antes da cerimônia de posse de Lula como ministro da Casa Civil.

Os parlamentares questionam também o fato das gravações terem sido jutadas aos autos mesmo após o juiz determiner a suspensão das escutas pela Polícia Federal; a publicidade das gravações; a quebra do sigilo profissional entre advogado e cliente, tendo em vista que o escritório que defende Lula foi grampeado.

Os políticos do PT, PC do B e PSB, responsáveis pela reclamação, pedem ainda que a Corte aplique medidas previstas na Lei Orgânica da Magistratura que preveem advertência, censura, remoção compulsória, aposentadoria compulsória ou demissão.