terça-feira, 30 de maio de 2017

Gorete Milagres, a Filó, lamenta saída do SBT e se arrepende de não ter ido para Globo


Poucas pessoas sabem, mas Gorete Milagres criou a personagem Filomena antes mesmo de entrar na televisão. A história da Filó, que completa 23 anos nesta terça-feira (30), é cheia de sucesso, polêmicas, mudanças e novidades. Para entendê-la, é preciso analisar a trajetória da atriz que a criou. Na adolescência, ela fazia a alegria da turma, sempre bem-humorada e boa no improviso, mas como morava no interior de Minas Gerais, não tinha muitas oportunidades.

Quando foi para a capital, Belo Horizonte, decidiu criar coragem e tentar a vida de atriz entrando no teatro universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi aí que Filomena realmente começou a ganhar espaço. “Conquistei muito em Minas antes da televisão, tinha um público cativo. Era tipicamente uma artista de rua, fazia bares, ônibus, festivais e restaurantes”, revela Gorete ao Yahoo Brasil.

A personagem Filó foi chamada, então, para participar do programa “A Praça É Nossa”, no SBT, quando Gorete conheceu o humorista Arnaud Rodrigues nos espetáculos em Minas Gerais. Ela ficou por sete anos na emissora. “Mas parece uma eternidade. Tem gente que acha que eu estou lá até hoje. Foi uma parte muito importante da minha carreira. O SBT e o bordão ‘Ô coitado!’, que surgiu do improviso, me abriram muitas portas.”

Saída do SBT

Com o grande sucesso da personagem, Gorete começou a receber propostas da Rede Globo. No entanto, segura de si, não aceitou. “Eu recusei, pois o SBT não deixou, mas me arrependi, porque pouco tempo depois eles não renovaram o contrato comigo”, lamenta.

Sobre sua saída da emissora, mesmo em período de glória, ela diz não saber explicar: “Foi estranho, porque eu dava muito Ibope. Fiquei muito abalada, mas segui minha vida. Tenho a minha consciência tranquila, sou uma pessoa do bem”, afirma. “Mas o excesso de ego em uma pessoa destrói tudo ao redor e infelizmente ainda existe isso dentro da televisão, e eu estou fugindo de qualquer energia negativa.”

Apesar de tudo, Gorete abre o coração e garante que não guarda rancor: “Perdoo todo mundo, relevo, esqueço e prefiro nem ficar sabendo das bobagens, porque não leva a nada. Não vivo do passado.” No entanto, ela aproveita para desabafar. “Talvez tenha pecado muito pela sinceridade. Em alguns momentos a gente tem de ser mais política, porém eu cansei. Fui muito prejudicada. Agradeço a todos que me ajudaram do SBT, ao Silvio Santos, até a Globo que já me chamou, todos os canais que trabalhei, mas eu não devo nada a ninguém.”

A artista conta que a emissora global chegou a procurá-la em outros momentos para novas oportunidades, mas que não conseguiu aceitar, pois estava envolvida em outros projetos.
Gorete Milagres recebeu uma carta de Silvio Santos (Foto: Reprodução/Instagram.com/goretemilagres)
Carreira fora da TV

Atualmente longe das telinhas, Gorete Milagres diz que sempre está de olho em novas oportunidades. Faço teatro, eventos e já fui até garota-propaganda. Também fiz a série ‘Trair e Coçar é Só Começar’ do Multishow, mas ainda sobrevivo da Filomena”, comenta.

A personagem, que começou como uma doméstica, evoluiu – agora é dona de uma agência de diaristas no espetáculo Filódaemprego.com. Além disso, foi convidada para ser sócia de um aplicativo, o App Diaristas, que já está em funcionamento. Gorete também está escrevendo um roteiro para mais um longa da Filó, que está relacionado com o trabalho e a rotina dos empregados, chamado “Quem Fica Parado é Poste”.

Em meio a tempos de sucesso da internet, a atriz aproveita para interagir com seus fãs antigos e também com um público novo por meio das redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Além disso, se prepara para investir no Youtube. Hoje seu canal, que hospeda diversos vídeos dos programas que Filó participou, já tem mais de 5 milhões de visualizações e ultrapassa os 20 mil inscritos.

Para os admiradores da artista e da personagem essa é uma ótima novidade, já que poderão acompanhar além das atrações já feitas, os novos vídeos que serão produzidos pela Filó. “É preciso ter coragem e criatividade, estou torcendo muito para que dê certo. É uma loucura, mas a vida é assim. Tudo se transforma e a gente tem de dançar conforme a música.”

‘É um passado que me orgulho’

Gorete Milagres elogia o próprio trabalho que tem feito ao longo dos quase 26 anos de carreira. “Fiz parte da história da televisão brasileira. Muitas coisas que aconteceram comigo não aconteceram com mais ninguém. É um passado que eu me orgulho”, reconhece a atriz. Apesar dos tropeços, ela segue como Filomena e diz estar preparada para o que vier pela frente. “Todo mundo erra, mas eu não vivo do passado, e sim do presente. A gente traça o futuro agora e é importante mantermos a história sempre viva.”
Atualmente, ela investe em canal no Youtube (Foto: Domenico Pugliese//Site oficial Gorete Milagres)