quinta-feira, 30 de março de 2017

Mais de 40 estudantes são hospitalizados por suspeita de intoxicação alimentar


Com suspeita de intoxicação alimentar, foram hospitalizados pelo menos 39 alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Walquer Cavalcante Maia, localizada em Russas, município distante 160 km de Fortaleza. O caso aconteceu na tarde da última quarta-feira, 30.

Os adolescentes teriam se alimentado de panquecas de frango, refeição fornecida no almoço (uma vez que a escola tem atividades em tempo integral), e horas depois começaram a reclamar de mal estar. Trinta e nove deles foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outro grupo ao Hospital Municipal de Russas.

Conforme informações da UPA, os estudantes foram medicados, realizaram exames e, em seguida, liberados. O material coletado foi enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que poderá precisar a causa do problema. Uma amostra da refeição também  foi encaminhada a um laboratório de análises microbiológicas.

O diretor da escola, Tadeu Valente, negou informações à reportagem. A Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por sua vez, em nota, se limitou a informar que está apurando o ocorrido e que a escola presta assistência aos alunos. "A Secretaria está disponibilizando uma nutricionista na unidade escolar para esclarecer o fato e dar os devidos encaminhamentos".

Caso seja constatada irregularidade, a empresa fornecedora da alimentação será notificada e deverá "reorganizar sua metodologia de trabalho", de acordo com a Seduc. 

A pasta completou o informe, reiterando que no pregão de contratação da JM Comercial, fornecedora dos alimentos, as normas nutricionais haviam sido seguidas. O POVO Online tentou contato com a empresa mas não teve as ligações atendidas na tarde desta quinta-feira, 30. 

Redação O POVO Online