domingo, 28 de agosto de 2016

Eleições 2016: os famosos e os inusitados nomes de candidatos a vereador em Fortaleza

  Os ex-jogadores de futebol Sérgio Alves, do Ceará, e Rinaldo, do Fortaleza, além do humorista Aluisio Júnior são alguns dos candidatos famosos nas eleições 2016 na Capital cearense. 

Dos 1.104 candidatos ao cargo de vereador de Fortaleza, registrados no Divulgacand - sistema de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alguns nomes são “famosos” ou pelo menos conhecidos dos eleitores fortalezenses e tentam entrar na vida pública pela primeira vez ou retornar ao parlamento municipal. Além disso, já outros se destacam pelo nome inusitado que escolheram para se candidatar.

Um dos exemplos é o ex-jogador de futebol e um dos grandes nomes da história do Ceará Sporting Club, o atacante Sérgio Alves, filiado ao Partido da República. O postulante não especificou sua ocupação à Justiça Eleitoral, optando por registrar a ocupação “Outros”.

Outro futebolista que tenta ocupar uma cadeira na Câmara Municipal é Rinaldo Santana do Santos, ex-Fortaleza, Guarany de Sobral e Ferroviário. Tricampeão cearense pelo Tricolor, Rinaldo é o maior artilheiro em campeonatos nacionais com 43 gols e acumula 108 gols com a camisa leonina.
O nome escolhido para a urna é o mesmo conhecido em campo, “Rinaldo Homem Raio”. Filiado ao Partido Verde, o jogador apontou sua ocupação como “atleta profissional e técnico em desportos”. 

Lista traz humorista e a volta de Déborah Soft

O humorista cearense Aluisio Júnior também concorre a uma vaga de vereador da Capital. Ele é filiado ao PPL. Além de até pouco tempo apresentar um programa humorístico em televisão local, o postulante já trabalhou no programa Show do Tom, do humorista Tom Cavalcante, e ficou conhecido também por namorar a modelo e ex-participante da “A Fazenda” Geisy Arruda.

Entre os famosos, também há o registro da ex-stripper e ex-vereadora Deborah Soft, filiada ao Partido Social Cristão. Ela declarou ter a ocupação de agente administrativo e tenta retornar mais uma vez à Câmara, quando foi eleita vereadora da Capital em 2004. Na eleição municipal seguinte, ela não concorreu ao pleito. Em 2012, Soft não conseguiu voltar à Casa Municipal.

Também constam diversos apresentadores de TV, radialistas e comentaristas esportivos na lista de candidatos à Câmara de Fortaleza. Entre eles, a apresentadora Lena Oxa (PTN), a apresentadora Regininha Duarte (PSC), o radialista Gomes Farias (PPS), o apresentador Evaldo Costa (PRB), o repórter policial Irismar França (PPS) e o radialista esportivo e ex-vereador Ibernon Monteiro (PPL).

De 'Estrepiuda' a 'Homem Aranha, candidatos usam nomes bizarros na eleição de Fortaleza

Há também os postulantes que se destacam pelo nome inusitado que escolherem para aparecer na urna no dia 2 de outubro. Profissões, bairros e até super-heróis integram a lista dos participantes do pleito deste ano.
Ressaltando a profissão, temos:
  • Francisco Alexandre Alves de Lima (PRP) é o Alex Pintor
  • Antonio Edvaldo dos Santos (PPL) é o Edvaldo - Tio da Pipoca
  • Francisca Eliane de Almeida Barros (PRTB) como a Eliane Funerária
  • Gilberto dos Santos Pereira (PRP) é o Gilberto Som
  • Gleuber Rodrigues Vasconcelos da Rocha (PRP) é o Louro do Celular
Há também entre os registros os nomes para lá de estranhos:
  • o Biriba Lira - Antonio Carlos Alves Lira (PRTB)
  • o Bisteca - Roberto Webster Teixeira Silva (PPL)
  • o Bob Fight- Aguinaldo De França Rodrigues (PRP)
  • a Estrepiuda Furacão - Jorcileno Magno de Andrade Antunes (PRB)
  • o Homem Aranha - João Batista dos Santos Sousa (PRB)
  • o Michael Diniz Amigo do Garçom - Michael Magno Diniz De Freitas (PRP)
  • o Mimi Do Pio XII - Aldemir Lopes Da Silva (PRTB)
  • o Motoca - Francisco Paulo de Almeida (PRTB)