domingo, 27 de março de 2016

Facebook vai alertar se alguém criar "perfil fake" com sua imagem

A rede social está testando um recurso que avisa o usuário se alguém criar um perfil "fake" com a sua foto ou nome (Foto: Divulgação)
O Facebook quer acabar com os famosos "perfis fakes". Para isso, a rede social está testando um recurso para avisar automaticamente seus usuários caso eles tenham suas identidades utilizadas sem sua autorização na rede.

Segundo explica a revista Exame, a ideia é que o usuário receba uma notificação caso exista outro perfil que utilize a mesma foto e nome que o seu e possa verificar se aquela conta é procedente ou foi criada sem o seu consentimento.

No segundo caso, será possível marcar o perfil como falso e soliticar que o Facebook notifique o criador ou o remova, nas opções de denuncia já existentes atualmente.

O recurso adotado pela rede social utiliza algoritmos de reconhecimento de imagem para detectar as possíveis cópias. No entanto, é possível que a ferramente apresente falhas e dê alertas que não se confirmam.

Neste caso, o usuário pode sinalizar ao sistema que se trata de outra pessoa.

O Facebook explica que o sistema faz parte dos esforços da empresa em garantir a segurança de quem opta por utilizá-la como meio de comunicação.

O recurso deve ser liberado em breve, ele vem sendo testado pelas equipes da rede desde novembro do ano passado,Antigone Davis, head global do departamento de segurança do Facebook, declarou ao Mashable que um ponto importante levado em consideração para a criação do sistema foi o feedback negativo de mulheres que já foram vitimas de assédio e tiveram suas imagens utilizadas por perfis falsos na rede.

A empresa destacou ainda que os feedbacks sobre o novo recurso vêm sendo positivos e que ele deve ser liberado para todos os usuários em breve.

Fonte:estadao