sábado, 27 de fevereiro de 2016

Plano municipal de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti é apresentado a população de Acopiara

O combate ao Aedes aegypti ganha um reforço de peso em Acopiara, com a apresentação do plano municipal de enfrentamento ao mosquito que transmite dengue, chicungunha e zika, quando o poder público, sociedade e toda população se unem para não deixar o mosquito nascer numa grande campanha onde cada cidadão é de fundamental importância.
 
"Dados confirmam que os números em Acopiara são bons, mas queremos zerar a infestação do mosquito na nossa terra”, conclamou o prefeito Dr. Vilmar. “É importante intensificarmos as ações que a Prefeitura já vem fazendo, além convocamos toda sociedade a participar, porque não podemos nos descuidar. Precisamos continuar somando esforços entre poder público e população", explicou o prefeito.
 
O plano lançado pela Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Saúde em parceria com as demais secretarias municipais, tem o objetivo de realizar ações de enfrentamento ao mosquito envolvendo a toda comunidade. Foi criando um comitê formado por instituições municipais, que organizará e conduzirá a campanha reforçada por mutirões intersetoriais agindo em todo município, casa a casa, prevenindo e combatendo possíveis focos.
 
A secretária da Saúde, Marleuda Gonçalves, lembrou que Acopiara está situada no centro da 18ª Micro Regional de Saúde e rodeada de cidades com altos índices do mosquito Aedes Aegypti. “Recebemos diariamente pessoas de outros municípios que podem trazer novos casos para cá. Por isso mantemos com intensidade o nosso trabalho, mas sempre pedindo a colaboração de todos a manter limpas as nossas casas. Com cada um fazendo sua parte, venceremos o mosquito”.
 
O plano municipal de enfrentamento mais do motiva, sensibiliza a equipe administrativa, informa a sociedade e une forças para o combate ao mosquito que está cada vez mais perigoso, pois não transmite só a dengue como antes, e sim também a febre chikungunya e o Zika Vírus, doenças que podem penalizar as futuras gerações, tanto com mortes prematuras, como provocando em bebês a microcefalia.
 
Saiba mais

Dengue, zika e chikungunya são três doenças que circulam no Brasil transmitidas pelo mesmo vetor – o mosquito Aedes aegypti. Os sintomas dessas doenças têm as mesmas características com a manifestação de febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. A melhor forma de preveni-las é a eliminação do vetor.
 
O que fazer para não deixar o mosquito nascer?
– Manter a caixa d’água limpa e bem tampada.
– Limpar o quintal, no mínimo uma vez por semana, retirando todo o lixo.
– Não acumular nos quintais móveis velhos, eletrodomésticos ou qualquer objeto que possa acumular água.
– Colocar o lixo em saco. Amarrar o saco. Só colocar na calçada nos dias de coleta.
– Nunca jogar lixo nas ruas. Até numa tampinha de refrigerante o mosquito pode se multiplicar.
– Deixar as calhas sempre limpas.
– Os pneus usados devem ficar em locais cobertos para não juntar água.
– As garrafas devem ficar com a boca para baixo.
– Antes de armazenar água, lavar bem, com sabão e escova, os baldes, bacias e potes. É preciso tampar todos os depósitos de água.
– Evitar cultivo de plantas com água. Água acumulada, por menor que seja a quantidade, é um risco para a criação do mosquito.
– Limpar a bandeja que fica detrás da geladeira.
– Manter os ralos limpos telados, com os aparelhos sanitários sempre fechados.
– Receber o Agente de Endemias em sua residência.
 
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação