sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Em eventual segundo turno, Aécio venceria Lula com 50% dos votos, diz Ibope

Entre os candidatos tucanos citados na pesquisa, Aécio obteria o melhor resultado contra o ex-presidente Lula (Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Uma nova pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) pelo jornal ´O Estado de S. Paulo´ mostrou um possível cenário para as eleições presidenciais de 2018: se elas ocorressem nesse momento, os candidatos do PSDB teria vantagem sobre o ex-presidente Lula.

A pesquisa em questão é chamada de "Bus", e é realizada mensalmente pelo Ibope, com pergutas avulsas de diversos clientes. Ao todo, 2.002 pessoas foram entrevistadas entre o período de 15 e 19 de agosto, em 142 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Tucanos ficam à frente

Em uma disputa contra o senador Aécio Neves (PMDB-MG), Lula teria 19 pontos de desvantagem. Se a eleição ocorresse hoje, por exemplo, o ex-presidente ficaria com 31% dos votos, enquanto o senador venceria com 50% dos mesmos. 15% dos entrevistados votariam em branco ou nulo, e outros 4% ficaram indecisos. Em junho deste ano, a diferença entre os dois era de quatro pontos: Aécio com 48% e Lula com 33%.

Contra o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), Lula também não teria êxito. O tucano venceria a eleição com 41% dos votos, enquanto Lula teria 37%. A diferença é de quatro pontos a mais do que o registrado anteriormente, quando o ex-presidente tinha 39% e Alckmin 40%. Nesse caso, o aumento foi na taxa de brancos, nulos e indecisos.

Dessa vez, também foi incluído o nome do senador José Serra  (PSDB-SP) na pesquisa. E ele também venceria Lula, de acordo com os dados. O tucano ficaria com 43% dos votos e o petista com 36%. 21% dos eleitores ainda estariam sem canddidato. A pesquisa, no entanto, tem uma taxa de acerto menor do que aquelas realizadas próximas da época de votação.

Ainda segundo o Ibope, 51% dos que votaram em Dilma no segundo turno em 2014 votariam em Lula em caso de disputa contra Aécio. 29% destes votariam no tucano.

Já um empate técnico entre Aécio e Lula só ocorreria no Nordeste ou entre os eleitores muito pobres. O tucano sairia vencedor em todas as outras regiões e segmentos sociais. Mesmo assim, 1 em cada cinco eleitores de Dilma em 2015 não deseja nenhum dos dois candidatos, o que poderá ser uma taxa decisiva durante a eleição.

Fonte: Diário do Nordeste