terça-feira, 28 de julho de 2015

Sindicato aciona o STJD contra o Santos e pede perda de pontos









Vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues (Foto: Reprodução)
O Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo (Sapesp) enviou ofício ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva pedindo para que o Santos perca pontos no Brasileirão em virtude de atrasos salariais.

O Sindicato usou como base o artigo 18 do Regulamento do Campeonato Brasileiro em que um clube pode ter 3 pontos retirados caso haja falta de pagamento (confira abaixo a íntegra do artigo 18).

"O presidente Modesto Roma [do Santos FC] apoia a medida e nos disse que, felizmente, conseguirá cumprir com o prazo e pagará os atletas resolvendo de vez as pendências que herdou da antiga diretoria. Aliás, o presidente do Santos FC se colocou à disposição e reiterou que atenderá nossas solicitações quando necessário e jamais deixará de conversar e discutir todos os temas relacionados com o trabalho dos jogadores com o Sapesp. Tem consciência que somente o legítimo representante da categoria é que tem capacidade de buscar as soluções que precisamos", informou o presidente do sindicato, Rinaldo Martorelli.

Consultado pelo UOL Esporte, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, acredita que a reclamação do Sindicato perde força diante da ausência de assinatura de jogadores.

"Em tese, [o ofício do Sindicato] não teria legitimidade. Teria se um jogador acionasse diretamente o STJD. Mas o presidente do STJD [Caio Rocha] vai avaliar", disse Schmitt.

O Sindicato acionou o Santos por atrasos de salários na carteira profissional (CLT). São Paulo e Corinthians estão em dia com salários na carteira, mas têm atrasos em direitos de imagem.

Íntegra do artigo 18 do Campeonato Brasileiro
"O Clube que, por período igual ou superior a 30 (trinta) dias, estiver em atraso com o pagamento de remuneração, devida única e exclusivamente durante a competição, conforme pactuado em Contrato Especial de Trabalho Desportivo, a atleta profissional registrado, ficará sujeito à perda de 3 (três) pontos por partida a ser disputada, depois de reconhecida a mora e o inadimplemento por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)"
Diretoria do Santos acerta parte dos atrasados
A diretoria do Santos amenizou a crise financeira ao pagar (no dia 17 de julho) um mês de salário atrasado, referente a CLT [Consolidações das Leis de Trabalho]. A cúpula alvinegra também pagou a premiação do Campeonato Paulista, além do salário dos funcionários, que não recebiam desde o 5º dia útil deste mês.

No entanto, o presidente Modesto Roma ainda deixou para trás a maior parte do ordenado dos atletas – dois meses de direitos de imagem e um mês de CLT.

Fonte: Uol Esportes