terça-feira, 28 de abril de 2015

Nepal cancela escalada ao Everest, e montanhista cearense prepara volta

O sonho do montanhista cearense Rosier Alexandre de chegar ao topo do Everest, o ponto mais alto do planeta, vai ser adiado em pelo menos mais um ano. O Governo do Nepal confirmou nesta terça-feira (noite de segunda feira, 27) no Brasil, a suspensão das atividades de escalada ao monte.

"Todas as operações já estão desautorizadas. Os montanhistas já foram resgatados de helicóptero da base da montanha e preparam retorno aos seus países", diz a mulher de Rosier, Danúbia Pereira.

Em 2014, a missão de subir ao monte também foi interrompida após uma avalanche que matou 27 pessoas. Na época, Rosier havia dito que o desastre não o faria desistir do objetivo. "Ainda não tive a oportunidade de confirmar com ele se vai tentar, mas ele não perde a animação", conta a mulher.

O resgate dos montanhistas neste ano ocorreu após um terremoto de 7,8 graus atingir o Nepal. O abalo sísmico é considerado o mais violento dos últimos 80 anos no país e provocou vários tremores secundários e deslizamentos.

Rosier estava a mil metros de altitude quando o terremoto aconteceu. Um helicóptero foi enviado para retirá-lo da montanha. A médica da equipe do montanhista morreu no tremor.

O filho de Rosier, Davi Saraiva, também estava no Nepal esperando o fim da escalada do pai. Davi foi resgatado no sábado (25) do campo base da montanha.

Um ano após avalanche

Rosier embarcou em 30 de março deste ano para retornar ao Monte Everest cerca de um ano depois de presenciar uma avalanche que matou 16 pessoas em abril de 2014. Na época,  a missão de escalada foi interrompida.

“Em nenhum segundo eu pensei em desistir. Naquele momento, diante daquela tragédia que nos fez desistir da expedição, eu já marquei uma data em que eu voltaria no ano seguinte”, disse ao G1 Rosier, antes de viajar.

A chegada ao topo do Monte Everest é a sétima e última etapa do projeto Sete Cumes, em que o montanhista escala as montanhas mais altas do mundo.

Tragédia

Neste domingo (26), um forte terremoto atingiu a Índia e Nepal balançando edifícios em Nova Delhi e provocando uma avalanche no Himalaia.

Ainda de acordo com Danúbia, o filho de Rosier foi levado até um vilarejo próximo ao Everest, região que está energia e sinal de telefonia. “Um acampamento foi destruído com a avalanche, conseguiram levar os feridos até o vilarejo Gorak Shep, onde eles recebem atendimento, mas segundo a empresa responsável eles estão sem telefone, sem energia e sem contato”, diz.

A poucos dias de embarcar para o Nepal, o montanhista mostrou ao G1 o que levaria na mochila: mais de 200 itens de equipamentos individuais, entre roupas, botas, piquetas e bastões, estavam espalhados prontos para serem colocados nas duas malas que devem seguir com Rosier até o campo base dos montanhistas.