quarta-feira, 29 de abril de 2015

Justiça interdita parcialmente a Cadeia Pública de Iguatu e está sem receber presos

O juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Iguatu, Josué de Lima,interditou, parcialmente, a cadeia pública do município. A unidade possui capacidade para abrigar 55 presos, mas sua ocupação atual é de quase 170 encarcerados.  A decisão foi proferida nesta terça-feira (28).

Na decisão, a cadeia fica impedida de receber presos . O magistrado também determinou que a medida tomada só será revogada após a reforma estrutural e ampliação da capacidade de custódia da cadeia Pública de Iguatu, devidamente comprovada  por laudo técnico do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia do Estado do Ceará.

No comunicado o juíz afirma que, o relatório do Corpo de Bombeiros que lhe foi entregue, informa que já aconteceu princípios de incêndios no local, que colocam a vida de detentos e funcionários da cadeia em risco. Ainda ressalta as péssimas condições sanitárias e de higiene no ambiente, e o sistema elétrico também apresenta problemas ocorrendo, constantemente, quedas de energia, devido as “Gambiarras”.

Em contato com os representantes da direção da Cadeia Pública a reportagem do portal Iguatu.net foi informada que a Secretaria de Justiça do Ceará já está ciente da situação.

Em contato com a Delegacia de Iguatu, a reportagem do portal Iguatu.net foi informada que todos os casos de prisão serão direcionados para as cadeias de Acopiara e Icó.