O ator Harrison Ford ficou gravemente ferido nesta quinta-feira quando seu avião vintage caiu num campo de golfe em Los Angeles logo depois da decolagem de um aeroporto local, afirmaram o site de celebridades TMZ e a mídia local.
Ford, de 72 anos, sofreu vários ferimentos na cabeça na queda ocorrida a 1,6 quilômetro do Aeroporto de Santa Monica e foi levado a um hospital próximo. O filho do ator, o chef Ben Ford, afirmou em sua conta no Twitter que o pai está bem. "No hospital. Papai está OK. Baqueado, mas OK! Ele é realmente o cara que vocês pensam que ele é. Ele é um homem incrivelmente forte", declarou.
"Podemos confirmar que houve um acidente com um avião e que o ocupante do sexo masculino tem entre 65 e 70 anos. Ele foi transportado para um hospital local em condição estável", disse a porta-voz do Departamento de Polícia de Los Angeles, Nuria Vanegas.
"O incidente foi relatado às 14h25, foi falha mecânica do avião, isso que causou o acidente", afirmou Vanegas.
O chefe-assistente do Departamento de Bombeiros de Los Angeles, Patrick Butler, disse a repórteres no local que o avião cortou uma árvore conforme mergulhava no campo de golfe.
Butler disse que o único ocupante do avião estava consciente e respirando na sequência do acidente e foi inicialmente atendido por espectadores antes da chegada de paramédicos, que o levaram para um hospital local em condição "boa a moderada".
Paramédicos "iniciaram a imobilização da coluna vertebral, começaram procedimentos intravenosos e todos os protocolos médicos necessários que fazemos", disse Butler.
Representantes de Ford não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.
O ator, mais conhecido pelos seus papéis em filmes de grande sucesso como "Star Wars" e "Os Caçadores da Arca Perdida", é um entusiasta de longa data da aviação.
Carlos Lugo, de 63 anos, disse que estava jogando golfe no Campo de Penmar quando viu um avião, que ele acreditava ter decolado do vizinho Aeroporto de Santa Monica, perder força e se virar numa aparente tentativa de voltar à pista.
"Quando ele passou sobre nós, sabíamos que era tarde demais para voltar ao aeroporto", disse Lugo.