Um homem de 30 anos morreu nesta quinta-feira (11) após ficar em coma por três dias por ter levado uma joelhada no queixo durante uma aula da luta oriental muay thai em uma academia do Distrito Federal. A 13ª Delegacia de Polícia, que fica em Sobradinho, investiga o caso e trabalha com a hipótese de acidente.
Segundo um tio que não quis se identificar, Emerson Rafael Santos de Oliveira sentiu fortes dores e foi levado já inconsciente ao hospital regional. Lá, ele teve uma parada cardíaca e entrou em coma. A transferência para o Base ocorreu horas depois. Na tarde desta quinta foi constatada a morte cerebral do homem, por causa de um traumatismo craniano.
O G1 procurou a família, que não quis dar entrevista. Os familiares se limitaram a dizer que o lutador que acertou Oliveira era amigo dele e que o golpe foi uma fatalidade.
As primeiras informações obtidas por meio da investigação, de acordo com o delegado Udson Maldonado, trazem a mesma impressão. Ele disse que tudo indica que o golpe foi acidental, "dentro das regras do próprio esporte".
A reportagem também procurou a academia, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. A academia estava fechada na manhã desta sexta, em luto pelo aluno.
Doação de órgãos
A família de Oliveira decidiu doar os órgãos dele após a constatação da morte cerebral porque afirma que essa era uma vontade dele. Nesta manhã, o corpo foi transferido do Hospital de Base para o Instituto de Cardiologia.
A cirurgia para retirada do coração, fígado, rins e córneas começou a ser feita por volta das 10h. Três receptores com tipos sanguíneos compatíveis ao da vítima aguardavam no instituto para receber o transplante.