terça-feira, 26 de agosto de 2014

Breaking bad´, ´Sherlock´ e ´Modern family´ se destacam no Emmy

As séries "Breaking bad", com cinco premiações, "Modern family" e "Sherlock", com três prêmios cada, foram os destaques do Emmy, premiação da TV americana, na noite desta segunda-feira (25). A saga do ex-professor de química que vira fabricante de metanfetamina levou cinco prêmios: melhor roteiro, ator, atriz e ator coadjuvante, além de melhor série dramática.

Dando vida a Walter White, Bryan Cranston ganhou seu quinto Emmy de melhor ator de série dramática, enquanto seu companheiro, Aaron Paul, faturou seu terceiro prêmio de ator coadjuvante. Já Anna Gunn levou o de melhor atriz pela segunda vez.

A série "Modern family" venceu em comédia pela quinta vez consecutiva. Além disso, foi premiada com a melhor direção de série de comédia. Ty Burrel recebeu o Emmy de melhor ator coadjuvante. Por sua atuação em "Sherlock", Benedict Cumberbatch foi escolhido o melhor ator de minissérie (Veja os outros vencedores abaixo).

Apresentador desta edição, Seth Meyers começou fazendo comentários irônicos sobre séries de TV e sobre o fato de o Emmy acontecer em uma segunda-feira de agosto. "Se eu entendo de televisão, quer dizer que o Emmy está prestes a ser cancelado", brincou. O âncora do talk show Late Night, da emissora americana NBC, zombou das temporadas finais de seriados como "Breaking bad", "Drexter" e "How I met your mother". Também falou de outras séries. "´Game of thrones´, ´Good wife´ e ´Fargo´ tiveram uma boa ideia: quando o programa começa a chamar atenção e ganha elogios da crítica, mate todos os personagens principais. Ou antes do que imagina, você vai estar pagando ao Sheldon um milhão de dólares por episódio", disse Meyers.

Ao ganhar o prêmio de melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV, por "American horror story: Coven", Kathy Bates pareceu realmente estar surpresa. “Eu tinha certeza de que não iria ganhar", disse ela. Com bom humor, ela contou que estava olhando a estatueta antes da cerimônia e notou que equipe que cuida dos prêmios fez um olhar de "desculpe, não será esta noite".

Quando foi subir ao palco para receber o Emmy de melhor atriz de comédia, por seu papel em "Veep", Julia Louis-Dreyfus deu um beijo em Bryan Cranston. Foi o fim de uma piada que havia começado pouco antes. Eles foram os apresentadores do prêmio de ator de comédia, que foi para Jim Parsons, de "Big Band Theory". Julia e Cranston lembraram a atuação deles em "Seinfeld", com direito a uma cena de beijo.

O momento mais emocionante da noite foi a homenagem aos profissionais da TV que morreram nos últimos meses. Ao final de um vídeo com imagens dos homenageados, Billy Crystal falou rapidamente sobre Robin Williams.

"Ele nos fez rir muito, todas as vezes que você o viu", lembrou Billy. "Passei muitas horas felizes com o Robin no palco. Ele era brilhante e fomos grandes amigos", acrescentou, antes de chamar o ator encontrado morto no começo de agosto de "gênio dos palcos". "Sua linda luz vai brilhar em nós para sempre. O brilho era tão intenso, vai aquecer o coração". "Ele era incansável e do tipo que emociona. É muito difícil falar sobre ele no passado, porque ele estava em nosso presente há quase 40 anos", comentou Crystal.

Veja os premiados da noite:

Melhor série dramática
"Breaking bad"

Melhor série de comédia
"Modern family"

Melhor ator em série dramática
Bryan Cranston ("Breaking bad")

Melhor atriz em série dramática
Julianna Margulies ("The good wife")

Roteiro de série dramática
Moira Walley Beckett, por "Breaking bad"

Melhor atriz coadjuvante em série dramática
Anna Gunn ("Breaking bad")

Melhor diretor de série dramática
Cary Fukunaga, por "True detective"

Melhor ator coadjuvante em série dramática
Aaron Paul ("Breaking bad")

Melhor série de variedades
"The Colbert Report"

Melhor filme para TV
"The normal heart"

Melhor minissérie
"Fargo"

Melhor atriz em minissérie ou filme para TV
Jessica Lange ("American horror story: Coven")

Melhor ator em minissérie ou filme para TV
Benedict Cumberbatch ("Sherlock")

Melhor diretor de minissérie, filme ou especial dramático
Colin Bucksey, por "Fargo"

Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Martin Freeman ("Sherlock: His last vow")

Roteiro de minissérie, filme ou especial dramático
Steven Moffat, por "Sherlock: His last vow"

Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Kathy Bates ("American horror story: Coven")

Melhor reality show de competição
"The amazing race"

Direção de série de comédia
Gail Mancuso ("Modern family")

Melhor atriz em série de comédia
Julia Louis-Dreyfus ("Veep")

Melhor ator em série de comédia
Jim Parsons ("Big Bang Theory")

Melhor atriz coadjuvante em série de comédia
Allison Janney ("Mom")

Melhor ator coadjuvante em série de comédia
Ty Burrell ("Modern family")

Roteiro de série cômica
Louis C.K., por "Louie"

Fonte: G1