quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rainha do axé, Ivete Sangalo completa 42 anos

Sua voz grave conquistou multidões dentro e fora do Brasil e uma legião de fãs. Ivete Sangalo completa 42 anos nesta terça-feira (27) colecionando mais de 200 fã-clubes registrados, cerca de 9 milhões de seguidores no Twitter, 6 milhões no Facebook e mais de 1 milhão no Instagram. No dia de seu aniversário, o Terra relembra alguns momentos da vida e carreira da cantora que atualmente é jurada do programa Superstar, da Globo.

Ivete vem ganhando destaque internacional. Recentemente, por causa da Copa do Mundo, o jornal inglês The Sun listou 10 personalidades brasileiras que os estrangeiros precisam conhecer e ela apareceu como “lenda musical”. No último domingo (25), se apresentou no Rock in Rio Lisboa, aliás, é única artista estrangeira a se apresentar em todas as edições do evento em Portugal. Em seu currículo, aparecem nomes de prestigio com quem já dividiu o palco ou fez parcerias, como Brian McKnight, Gilberto Gil, Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, Juanes, Shakira e Bono, do U2. 

Ivete Sangalo nasceu em Juazeiro, na Bahia, e sempre gostou de música. Como perdeu o pai cedo, aos 16 anos passou a ajudar a família. A diva já trabalhou como modelo, vendedora de roupas e até entregando marmitas em um shopping de Salvador. Com 18 anos Ivete passou a tocar em barzinhos e, posteriormente, chegou a viajar para outras cidades para mostrar sua voz. Ivete nese perído abriu shows de outros artistas.  

A cantora alavancou mesmo sua carreira profissional em 1993, no comando da Banda Eva, onde emplacou sucessos como Flores, Beleza Rara, Levada Louca, Arerê, Pegue Aí.

Com o álbum Banda Eva Ao Vivo, em 1997, a banda vendeu mais de 2 milhões de cópias. O último trabalho da cantora com o grupo foi álbum Eva, Você e Eu (1998). Neste período, já tinha conquistado o público e substituiu a apresentadora Xuxa Meneghel, em seu programa Planeta Xuxa, durante sua licença maternidade. 

Ivete já realizou shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Canadá, Angola, Estados Unidos e Argentina. Em setembro de 2011 gravou o seu quarto DVD, primeiro internacional, que teve como palco o Madison Square Garden, em Nova Iorque, Estados Unidos.

Casamento, maternidade e namorados 
Ivete Sangalo é casada com o nutricionista Daniel Cady, com quem tem um filho –Marcelo, de 4 anos. Os dois assumiram publicamente o namoro em 2009 e em maio de 2011, oficializaram a união.

A estrela já namorou o empresário baiano Marcelo Rangel, o apresentador Luciano Huck, o músico Davi Moraes, o dançarino Fábio Duarte, o estudante Marcelo Valente, o empresário Marcus Braga, o modelo sérvio Andrija Bikic e o empresário Felipe Simão.

Rivalidade, efeito sanfona e Xuxa

Algumas polêmicas ganharam destaque na vida de Ivete. Quando Claudia Leitte começou a aparecer na mídia, sofria com as comparações de que seria uma imitação de Ivete Sangalo. A constância das críticas foi crescendo e os próprios fãs das cantoras passaram a colocar ainda mais lenha na fogueira, construindo um fanatismo responsável por impedir que os admiradores de uma também fossem da outra. As duas sempre negaram a existência de alguma rivalidade, mas, no começo do estrelato de Claudia, em 2008, a loira disse ao jornal O Povo: "quero deixar claro que me amo demais para querer parecer ela. Eu faço o meu trabalho sem pensar no dela". Em 2011, Claudia convidou Ivete para fazer um dueto no palco do The Voice Brasil, programa do qual era técnica. 

Famosa pelas pernas malhadas, Ivete Sangalo já foi alvo de crítica por causa do peso entre 2009 e 2010, época em que teve Marcelo. Os comentários eram de que ela teria engordado 24 kg durante a gestação. Depois do período de engorda e emagrece ela voltou à boa forma. 

Além dessas, a amizade entre Ivete e a apresentadora Xuxa também virou polêmica, gerando comentários sobre um possível relacionamento entre as duas. Além de terem negado os boatos, as duas são muito amigas e sempre falam do respeito e admiração que sentem uma pela outra.