quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mais Saúde: Acopiara oferece médicos e exames em várias especialidades

Com o funcionamento da Policlínica Regional situada na cidade de Iguatu, a Prefeitura de Acopiara oferece a população novos exames e médicos especializados em procedimentos onde antes, só por meio de consultas particulares que custam caro.

O Programa Mais Saúde, lançado em 2013, alavancou inúmeras e importantes melhorias que estão servindo ao cidadão e dando qualidade na saúde do acopiarense. O Centro de Especialidades Médicas do município, localizado no Bairro Moreira, conta com médicos atendendo durante a semana nas especialidades de pneumologia, fonoaudiologia, ginecologia, mastologia, nutrição, ortopedia, pediatria, cardiologia, terapia ocupacional e urologia.

O Hospital Municipal Júlia Barreto passou por uma ampla reforma e dispõe, 24h por dia, de dois médicos plantonistas, além de cirurgiões geral, ginecológico e plástico, com cerca de 100 procedimentos cirúrgicos realizados de setembro/2013 até março/2014, isso sem citar o número das cirurgias realizadas nos mutirões de catarata. A Secretaria da Saúde informa que também oferece neurologista, cardiologista, farmacêuticos, odontólogos e cirurgiões dentistas.

De acordo com o prefeito Dr. Vilmar os serviços na área da saúde foram ampliados por conta do consórcio em que o município participa. “Hoje essa Policlínica é uma realidade para a população de Acopiara”, disse o prefeito, que comemorou o fato do município economizar recursos com o transporte de pacientes para a capital do estado. “Alem da economia financeira ainda diminuímos os riscos do transportes das pessoas que viajavam à capital em busca dos exames e das consultas”.

Pactuado com a Policlínica, os acopiarenses também tem acesso a angiologia, endocrinologia, gastro-endoscopia digestiva, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, traumato-ortopedia, consultas de enfermagem, farmácia clínica, fisioterapeuta, terapia ocupacional, nutricionista e psicóloga. Procedimentos com gesso, assistência social, MAPA, ergometria, audiometria (fonoaudiologia), ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva e respiratória, além de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ECG, mamografia, radiologia, biopsias e exames laboratoriais.

O município também oferece procedimentos de alta complexidade, que vão para fila de espera, como os TC’s de crânio, abdômen, coluna lombar, coluna cervical, pelve, tórax, seios da face, e de sela túrcica, RNM’s do abdômen superior, de Pelve, coluna cervical, coluna lombar, tórax, crânio, membro inferior, sela túrcica e de vias biliares, cintilografia óssea, do miocárdio em repouso e em stress, consultas com dermatologista, reumatologista, endocrinologista, cabeça e pescoço, ecocardiograma, retossigmiodoscopia e pneumologoa pediátrica.

Para ter acesso aos exames será preciso ser consultado nas Unidades de Saúde de Acopiara (PSF’s), para obter o encaminhamento médico de acordo com a especialidade necessária ou para a realização dos exames.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação