sexta-feira, 28 de março de 2014

Eliminação de Valter, contrária às enquetes, desafia a confiança na votação do BBB14

Eu errei. Quase todos erraram. Quem seguiu as principais enquetes sobre o 16º Paredão acreditou na eliminação de Clara. Ela tinha o dobro dos votos. Mas — surpresa! — Valter deixou a casa com impressionantes 75% da votação. Será que o BBB14 virou uma pegadinha do Mallandro?

Apesar de não ter base científica, as pesquisas realizadas por portais de notícias sempre refletiram a preferência do público. Foram raras as zebras. O resultado inesperado de ontem à noite confundiu a cabeça de quem achava compreender o jogo. Estamos todos equivocados, é isso mesmo? Boninho, senta aqui e conta tudo.

A única explicação plausível para a eliminação de Slim é a força da torcida de Marcelo. Foi o então líder que indicou o rapper à berlinda. A legião de marceletes pode ter concluído o óbvio: Valter seria o adversário mais difícil num confronto direto com o curitibano, na semifinal ou final. Então o mais indicado era eliminá-lo.

De acordo com enquetes de sites, Valter tinha pequeno índice de rejeição e sempre aparecia como o segundo favorito à vitória. A saída do poeta paulista consolida a vitória de Marcelo. Será uma final de programa sem emoção. Resta esperar para posicionar as outras peças do tabuleiro: quem será a décima sétima eliminada, a terceira colocada e a vice-campeã. Clara, Vanessa e Angela se tornaram meras coadjuvantes no reality show.

Ainda sobre o surpreendente Paredão, parece que ‘forças ocultas’ não querem a separação do casal Clanessa. Assim como Clara foi agora milagrosamente salva, Vanessa se livrou de seus primeiros três Paredões, apesar de várias enquetes terem indicado a provável eliminação. Carismáticas e ousadas, elas têm sido boas personagens para o programa. Ainda que, nos últimos dias, ofereceram ao telespectador pouco mais do que DRs bocejantes.

É inegável que o BBB14 foi dominado pelas mulheres. Elas se sucederam no protagonismo do programa. Porém, no fim, prevalecerá a preferência popular pelos homens. Até hoje foram nove brothers campeões (Kleber Bambam, Rodrigo Cowboy, Dhomini, Jean Wyllys, Diego Alemão, Rafinha, Max, Marcelo Dourado e Fael) contra apenas quatro sisters vencedoras (Cida, Mara, Maria Melilo e Fernanda Keulla).

A única expectativa sobre esta edição do Big Brother não tem a ver com o jogo, e sim com a vida amorosa do campeão. Com 1,5 milhão de reais no bolso e popularidade nas alturas, Marcelo conseguirá uma chance com Letícia? Ou será que Angela repensará sua postura e vai ceder às investidas do romântico pisciano? Afinal, quem vai ficar com o brother milionário?