sábado, 31 de agosto de 2013

Palmeiras conta com Valdivia para rebater crise

Abatido após a eliminação perante o Atlético-PR na Copa do Brasil, o Palmeiras tem no chileno Valdivia um trunfo para retomar a campanha na Série B do Brasileiro.

O meia retorna à equipe hoje na partida contra o Ceará, às 21h, no Castelão. Ontem, foi escalado entre os titulares no treino comandado pelo técnico Gilson Kleina.

Ele deve ocupar a vaga de Charles, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e terá a companhia do paraguaio Mendieta na armação.

Ainda líder da Série B, com 40 pontos ganhos, o Palmeiras viu seu desempenho cair sem seu principal meia.

Valdivia estava em boa fase no período pós-Copa das Confederações, mas não atua há mais de 20 dias. Ele sentiu lesão enquanto defendia a seleção chilena em amistosos --depois foi detectado um edema na coxa direita.

Devido ao problema, desfalcou o alviverde em cinco jogos seguidos, entre eles o revés na Copa do Brasil.

O armador tem três gols marcados nas 16 partidas que realizou na temporada.

Mas o mais importante nem era isso. Valdivia, enfim, expunha sinais de que assumiria definitivamente a condição de líder do grupo --chegou a ser capitão.

Seu retorno acontece, portanto, num momento importante, dada a tensão instalada no clube.

Depois da queda na quarta, os jogadores e o presidente Paulo Nobre se declararam envergonhados. Fora da Copa do Brasil, o time não disputará a Libertadores em 2014, ano de seu centenário.

Nobre, aliás, reclamou que a equipe não teve a mesma dedicação de antes e que cobranças seriam feitas internamente. Eram sinais de Kleina balançava.

Ontem, contudo, o diretor-executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro, garantiu o treinador no cargo. "A cobrança no Palmeiras não significa demissão, mas, sim, avaliação do trabalho. Se tem um técnico que tem tido toda a força de um clube, é o Kleina", afirmou Brunoro.

MUDANÇA NA ZAGA

A aguardada volta de Valdivia não é a única novidade para o jogo de hoje.

A saída do zagueiro Vilson para o Stuttgart forçará a utilização de Tiago Alves ao lado de Henrique na zaga.