quinta-feira, 27 de junho de 2013

Homem sai a pé do Ceará para a Jornada Mundial da Juventude

Uma inspiração no coração e muita disposição para uma jornada de quatro meses caminhando a pé. 2.968 Km é o percurso que Fábio Mateus está percorrendo de Trairi, no Ceará, até a cidade do Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, encontro que contará com a presença do Papa Francisco de 23 a 28 de julho.

Não é promessa nem tampouco masoquismo. “É missão” garante Fábio Mateus ao ANCORADOURO. O peregrino ainda disse o motivo de sua iniciativa: “Inquietação pela frieza da fé em muitas comunidades, via as pessoas se afastando da igreja e orei ao Senhor pedindo uma forma de ajudar; foi quando me revelou a missão.

O gesto de Fábio recorda a atitude dos primórdios do Cristianismo quando os Apóstolos percorriam grandes extensões de terra para anunciar o Evangelho.

Na bagagem de Mateus poucas roupas, uma carta de recomendação do Pároco de Trairi, Cleonor, um papel onde carimba a marca das paróquias por onde passa, Bíblia, Terço e muita disposição. 

Não aceita caronas e a viagem foi programada para descansar nos finais de semana.

Quando chega a uma localidade busca a Casa Paroquial, se identifica, apresenta a carta e procura refúgio por um tempo. Muitas comunidades vibram com Fábio, apresentam-no em atividades na paróquia ou em grupos de oração. Mas como a história dos primeiros apóstolos nem tudo são flores. ” Nem sempre consigo acolhimento“, disse o peregrino. Então hospeda-se em alguma pensão barata, reza e continua a jornada.

Nas contas de Fábio ele chegará ao Rio dia 15 de julho, depois de 4 meses de caminhada. “Ele planejou essa peregrinação no meio do ano passado. Comentou comigo, mas reservou-se. Não espalhou aos quatros ventos”, disse Nanete, esposa de Fábio, ao ANCORADOURO.