sábado, 4 de maio de 2013

"Salve Jorge": Aisha esnoba dobradinha de Delzuite enquanto Mustafá infarta


Definitivamente, Helô (Giovanna Antonelli) é quem está carregando "Salve Jorge" nas costas. "Vocês vivem em mundos completamente diferentes", contemporiza a ex-delegada Helô no reencontro mãe e filha. "Eu peço então muito boa vontade para vocês resgatarem esse laço que existe entre as duas", pede ela unindo as mãos de Aisha (Dani Moreno) e Delzuite (Susana Badin). Mas a menina está desconsolada com o universo que cerca a sua família biológica.

Ela se recusa a experimentar a dobradinha que sua mãe fez especialmente para comemorar a sua volta e se nega a acompanhar os passos de funk que a irmã de sangue Lurdinha (Bruna Marquezine) tenta lhe 
ensinar. Decididamente Aisha não gostou do que achou. 

E Wanda (Totia Meirelles) tanto fez que achou o caminho do xilindró. Mas promete não pagar o pato sozinha. Da cela, liga para Livia Marini (Claudia Raia) e solta sem meias palavras: "A casa vai cair e vai cair na sua cabeça!". "Você está me ameaçando? É isso mesmo que eu estou escutando, Wanda?", retruca a malvada da seringa falando ao telefone nas ruas da Turquia num justo vestido vermelho de um ombro só.

Ela sabe que tem gato nessa tuba. "Eles já sabem o suficiente sobre nós e não querem dar o bote", comenta Livia sobre as investigações da polícia. "O que me incomoda é a inércia deles!".

Enquanto isso, a sua atual obsessão --o capitão Théo (Rodrigo Lombardi)-- visita a caverna de São Jorge da Capadócia e faz uma oração fervorosa em voz alta. Em seguida vai até o belo vale dos balões. Por instantes dá a nítida sensação de que Livia Marini vai descer de um deles e pousar na sua frente, só para provocá-lo ainda uma vez. Mas não.

Para apimentar o quiprocó, quando Berna (Zezé Polessa) resolve sair à francesa, Delzuite aparece para abraçá-la e agradecer por ter cuidado tão bem de sua filha. Pobre Delzuite, se ela soubesse! Berna, sentindo-se culpada, só consegue balbuciar, ao se desvencilhar do abraço incômodo: "Eu não tô me sentindo muito bem".

Mas quem não passa realmente bem é Mustafá (Antonio Calloni), que infarta ao saber da participação de Berna no sequestro de Aisha. E a menina se despede do morro do alemão com um suspiro de alívio, depois de descobrir que tinha sido dada como morta e, na real, fora traficada.

"Quem procura o que não perdeu, acaba encontrando o que não estava procurando", prega um antigo ditado. Salve a sabedoria popular!