domingo, 31 de março de 2013

Dois suspeitos de estuprar e roubar estrangeira em van no RJ são presos


Dois homens suspeitos de estuprar uma estrangeira dentro de uma van em movimento, na madrugada deste sábado (30), no Rio e na Região Metropolitana, foram presos por policiais da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat).

Os detidos foram identificados como Jonathan Foudakis de Souza, de 20 anos, e Wallace Aparecido Souza Silva, de 22, e são moradores de São Gonçalo. Um terceiro suspeito, cuja identidade não foi revelada, está foragido. Nenhum dos três tinha antecedentes criminais, segundo a Polícia Civil.

Jonathan disse que o terceiro suspeito, que está foragido, cometeu o crime. A repórter do G1 perguntou para a dupla: "Por que vocês fizeram isso?". Wallace respondeu. "Eles não quiseram pagar a passagem da van", afirmou, sem dar mais declarações.

De acordo com o delegado Alexandre Braga, da Deat, o namorado da vítima, também estrangeiro, estava no veículo, foi algemado, espancado e roubado, assim como a mulher. Os dois foram liberados pelos criminosos em Itaboraí, na Região Metropolitana, após passarem cerca de seis horas em poder dos bandidos, da 0h às 6h. A identidade das vítimas não foi divulgada pela polícia.

Embarque em Copacabana

O delegado conta que o casal embarcou na Avenida Nossa Senhora de Copacanana, na Zona Sul, em direção à Lapa. Na van estavam apenas Jonathan, que seria o motorista, e o cobrador, um menor, que desceu durante o percurso. Wallace embarcou na altura da Rua Duviver, ainda Copacabana. Outros passageiros entraram em seguida, mas, em Botafogo, foram obrigados a saltar. O namorado foi preso com algemas e começaram os abusos. A única arma usada foi uma barra de ferro, segundo Braga.

Durante o tempo em que permaneceram com o casal, eles pararam em Niterói, usaram o cartão da mulher para comprar bebidas em um posto e sacar dinheiro em um Banco do Brasil. Em São Gonçalo subiu o terceiro suspeito, que também estuprou a vítima.

Como o cartão da estrangeira estourou o limite, eles voltaram a Copacabana, ao prédio onde o casal mora, fizeram a mulher subir no quarto e pegar mais cartões, voltaram a São Gonçalo e realizaram novos saques. Em um posto de gasolina, compraram mais bebidas e, em outro, abasteceram o veículo.

Os estrangeiros procuraram a polícia assim que foram liberados. Os policiais iniciaram as investigações e conseguiram prender os suspeitos em casa, em São Gonçalo.

Segundo a polícia, o proprietário do veículo não teria ligação com o crime, pois não estava.