terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ceará é o segundo do Nordeste em indenizações por mortes no trânsito


O Ceará é o segundo estado do Nordeste e o 6º do Brasil em número de indenizações por mortes no trânsito, segundo balanço anual do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) divulgado nesta terça-feira, 26. O levantamento aponta que o 17% das indenizações na região Nordeste ocorreram no Ceará.

No comparativo nacional, o Ceará tem 5% de incidência, ficando atrás de São Paulo (19%); Minas Gerais (10%); Paraná (8%); Rio de Janeiro (7%); e Bahia (6%) - clique na imagem acima e confira os números por região e UF.

Ainda de acordo com os dados da Seguradora Líder, a região Nordeste concentrou a maior incidência (29%) de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT. A maioria dos casos (65%),  foram de acidentes envolvendo motocicletas, 

O balanço também mostra que, de janeiro a dezembro de 2012, a região Nordeste concentrou a maior incidência de indenizações pagas (31%) por Invalidez Permanente, predominantemente da categoria de motocicleta (80%), mantendo o comportamento do mesmo período de 2011.

Dados nacionais 

O levantamento dos registros do DPVAT registraram crescimento de 39% de indenizações pagas se comparado ao mesmo período de 2011. Os acidentes com motos implicaram em 69% dos pagamentos em todo o País. Confira os dados quantitativos das indenizações em 2012:

Os casos de invalidez permanente representaram a maioria (69%) dos pagamentos pelo Seguro DPVAT no período, mantendo o mesmo comportamento observado no ano anterior e representando um crescimento de 47% em relação às indenizações de 2011. Nos casos de morte, apesar de apresentar um crescimento de 5% em relação a 2011, sua participação em 2012 foi menor na quantidade de sinistros pagos em relação às demais coberturas.