São 16 confirmados e 209 suspeitos, segundo dados divulgados neste domingo, 5
O Brasil tem 225 casos registrados como infecção por mentanol, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na noite deste domingo, 5. Ao todo, são 16 casos confirmados e 209 em investigação.
O estado de São Paulo é o que registra o maior número de casos. São 14 confirmados e 178 ainda em investigação.
Até o momento, 13 estados notificaram casos. São eles: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará, que notificou o primeiro caso neste domingo, 5.
Em relação ao número de mortes, o Brasil tem 15 casos registrados no total. Dois óbitos no estado de São Paulo foram confirmados como decorrentes de infecção por metanol. Há 13 outras mortes em investigação pelo Brasil: sete em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e um no Ceará.
O Ministério da Saúde já iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. Na primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados, que formalizaram pedido de reforço de estoque.
No último sábado, 4, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento também utilizado no tratamento de infecção por metanol.