quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Fortaleza vira capital mundial da Cúpula Global de Alimentação Escolar

Foto: WFP/Gov.br

Fortaleza será o centro das atenções internacionais nos dias 18 e 19 de setembro, quando sediará a 2ª Cúpula Global da Coalizão de Alimentação Escolar, o maior encontro do mundo voltado ao fortalecimento dos programas de merenda escolar. O evento reunirá ministros, autoridades e especialistas para debater estratégias de aprimoramento das políticas de alimentação nas escolas públicas.

Segundo a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, a escolha de Fortaleza como sede é um reconhecimento à experiência bem-sucedida do Ceará. “Ano passado o estado deu um verdadeiro golaço ao sediar o G20 da educação. Agora, mais uma vez, será palco de um evento que mostra para o mundo o compromisso do Brasil com a educação e a alimentação de qualidade”, afirmou.

 “Todos os dias, o nosso país garante 50 milhões de refeições para 40 milhões de estudantes. É um sistema universal, um verdadeiro SUS da alimentação escolar.”
Presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba

Para Fernanda, esse modelo, além de alimentar, assegura inclusão social e igualdade de oportunidades. Outro ponto enfatizado pela presidente do FNDE é o investimento.

“Apenas do governo federal são 5,5 bilhões de reais todos os anos, repassados a estados e municípios. Esse valor foi reajustado logo nos primeiros meses do governo Lula, depois de seis anos sem correção. Reajustar a alimentação escolar é garantir às nossas crianças refeições de qualidade”, declarou.

Segundo Fernanda Pacobahyba, o sucesso do programa depende de uma ampla rede de nutricionistas, gestores e merendeiras. “É uma cadeia gigante que envolve desde a definição de calorias e nutrientes até a compra de alimentos da agricultura familiar, garantindo diversidade e sustentabilidade”, acrescentou.

EXEMPLO PARA O MUNDO

Fernanda Pacobahyba disse, ainda, que, com o evento em Fortaleza, o Brasil levará ao mundo o exemplo da Rede de Alimentação Escolar Sustentável da América Latina e Caribe, que integra mais de 20 países. O objetivo é mostrar como experiências regionais podem inspirar outras nações a ampliar o acesso a refeições saudáveis.

A cúpula, segundo a presidente do FNDE, também será uma vitrine para boas práticas municipais. Prefeitos de cidades como Fortaleza, Recife e Belo Horizonte estarão presentes para apresentar iniciativas locais que reforçam o compromisso com a merenda escolar.

PACTO E OBRAS

Além da abordagem sobre a alimentação escolar, a presidente do FNDE destaca, na entrevista ao Jornal Alerta Geral, os avanços do pacto pela retomada de obras de escolas e creches, citando entregas recentes em Senador Pompeu, Potengi, Itauá e Assaré. Para ela, esse esforço é prova de que a educação caminha junto com a alimentação.

REDE DE JORNALISMO

Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por 28 emissoras de rádio que cobrem todas as regiões do Estado do Ceará.