Uma notícia para quem quer unir beleza natural,
turismo e sustentabilidade. Uma praia brasileira, pertinho de Salvador
(BA) acaba de ser reconhecida como a melhor praia sustentável, dentro de
um ranking internacional de mais de 200 localidades nos continentes
americano e europeu.
A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, é a única brasileira entre as 10 melhores desse ranking internacional. Ela fica na Baía de Todos os Santos, entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros, a cerca de 20 km da capital baiana. É uma grande faixa de mata nativa, com águas mornas e cristalinas, ótimas para banho, pesca, mergulho, e para fugir do frio, claro. No mirante, dá para visitar o farol e a igrejinha construída pelos portugueses no séc. XVII.
A Bandeira Azul na praia é um certificado internacional que garante que ela cumpre todos os 34 requisitos de qualidade socioambiental. São cerca de 50 moradores, mas na alta temporada, no verão, chega a receber 4 mil visitantes em um fim de semana. Os visitantes pagam uma taxa de R$ 10,00 para entrar na ilha, agora, reconhecida internacionalmente pelos esforços de gestão ambiental, qualidade da água, segurança e educação ambiental.
A lista das melhores praias sustentáveis é elaborada pela Rede Proplayas, que há mais de vinte anos reúne especialistas de vários países ibero-americanos preocupados com a degradação ambiental e cultural causada pelo turismo intensivo.
Mas a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Bahia, não é a única praia com destaque. Outras praias, principalmente de Santa Catarina e Rio de Janeiro, também aparecem no ranking.
Para incentivar outras ações como as da população da ilha, o Ministério do Turismo abriu uma seleção para iniciativas de sustentabilidade serem apresentadas no Salão Nacional do Turismo, que acontece mês que vem, em São Paulo. Os projetos escolhidos farão parte do Espaço de Sustentabilidade do evento. As inscrições seguem até o dia 28 de julho.