Os aposentados e pensionistas do INSS começam a alimentar o sonho de que a primeira parcela do 13º salário pode chegar mais cedo. O assunto entrou na agenda do governo federal que estuda a possibilidade de antecipar parte da gratificação natalina para os beneficiários da previdência social. São duas questões nessa agenda: a viabilidade dos recursos e a data mais adequada para liberação da grana.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse que algumas alternativas estão sendo estudadas: entre essas alternativas, estão os repasses nos meses de abril e maio, como ocorreu em 2024, ou, então, nos meses de maio e junho, seguindo o modelo adotado em 2023.
Segundo Rogério Ceron, a antecipação do INSS está em avaliação, não tem uma decisão ainda tomada, mas uma decisão deve sair nos próximos dias. Recebe o 13º no âmbito da previdência social quem recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão da Previdência Social. Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não tem direito ao 13º.
FONTE CEARA AGORA