quinta-feira, 24 de abril de 2025

Freira amiga de papa Francisco quebra protocolo e se aproxima de caixão durante velório

Pontífice solicitou, antes de morrer, que a religiosa pudesse se despedir dele

Na reprodução, vemos a irmã Genevière Jeanningros olhando o caixão com o papa Francisco
Legenda: A irmã Genevière conheceu Francisco quando ele ainda ela bispo em Buenos Aires
Foto: Reprodução

Entre os milhares de fiéis que estavam na fila para ver o papa Francisco uma vez, uma freira chamou atenção. A irmã Geneviève Jeanningros, de 81 anos, quebrou o protocolo e pode se aproximar do caixão e se despedir do pontífice.

Nas imagens divulgadas pelo Vaticano, a religiosa se aproxima após guardas liberarem sua passagem e prestar uma última homenagem. Amiga próxima de Francisco, Geneviève se encontrava todas as quartas-feiras com ele.

O pedido para que ela pudesse se aproximar foi feito pelo Santo Padre ainda em vida, pois segundo o protocolo, apenas cardeais, bispos e religiosos ligados ao trabalho no Vaticano poderiam ficar mais próximos do corpo exposto.

Quem é Genevière Jeanningros?

Na imagem vemos a imã Genevière na Praça São Pedro
Legenda: A relisiosa visitava o papa Francisco todas as quartas-feiras, dia de audência geral com o Sumo Pontífice Foto: Vatican News
Tendo conhecido Francisco quando ele era arcebispo de Buenos Aires, a franco-argelina reside atualmente numa humilde caravana em Luna Park, que fica localizada nos arredores de Roma, e dedicou cerca de 56 anos de sua vida religiosa aos cuidados da comunidade LGBTQIAP+.

"Finalmente, encontraram uma Igreja que foi ao encontro delas", disse Jeanningros sobre a abertura feita por Francisco às minorias. Defensora das causas humanitárias, ela apoiou mulheres trans e homossexuais em Lácio, na Itália. Ela organizava ações em defesa de minorias.

FONTE DIÁRIO DO NORDESTE