terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Clássico-Rei: operação integrada culminou em prisões e apreensões após confronto de torcidas na Capital

Uma ação integrada, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou nas capturas em flagrante e no cumprimento de mandados de prisão em desfavor de suspeitos envolvidos em confronto de torcidas, durante o primeiro Clássico-Rei de 2025, que ocorreu na tarde desse sábado (08). 

Ao todo, 120 pessoas, entre adultos e adolescentes, foram conduzidas para unidades da PCCE. Dessas, 117 pessoas ficaram presas ou foram apreendidas. As ações ocorreram em Fortaleza e na cidade de Aquiraz, onde um mandado de prisão foi cumprido contra o presidente de uma torcida organizada.

Os detalhes das ações policiais foram divulgados em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (10), no auditório da sede da SSPDS, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. O delegado Harley Filho, coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, falou sobre a importância dos trabalhos integrados

“É interessante destacarmos que antes dessa operação já havíamos realizadas outras operações e planejamentos operacionais envolvendo diversas Forças de Segurança, além de termos o apoio da Federação e dos times. Essa integração culminou nesse serviço excepcional, que foi destaque nacional. Gostaríamos de deixar claro que não permitiremos que esses criminosos travestido de torcedores continuem com ações dessa natureza. Caso, insistam em atuarem nesse contexto, nos próximos jogos, serão devidamente identificados, capturados e levados para delegacias, para que os procedimentos sejam processados assim como nesse último jogo”, ressaltou ele.

Integração

Horas antes do início da partida entre Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão, localizada no bairro Boa Vista (AIS 7), equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram a condução de 116 pessoas, que estavam envolvidas em um confronto entre torcidas para unidades plantonistas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Dessas, 109 foram levadas à Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), unidade especializada da PCCE, e outras sete foram encaminhadas para o 13º Distrito Policial (13º DP).

Na sede da Draco, 82 adultos foram autuados nos crimes de tumulto, lesão corporal, associação criminosa, resistência, desobediência e corrupção de menores. Todos os suspeitos tiveram as suas prisões convertidas em preventiva. Já contra 27 adolescentes suspeitos de participação no confronto, foram lavrados atos infracionais análogos aos mesmos crimes, exceto pelo crime de corrupção de menores, na sede da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Já para o 13º Distrito Policial (DP), as equipes conduziram sete suspeitos. Dos sete, quatro pessoas foram autuadas em flagrante. Um dos suspeitos teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Ele é apontado como chefe de uma torcida organizada.

Durante a coletiva, o promotor de Justiça, Edvando França, parabenizou o trabalho conjunto das Forças de Segurança. “Queria parabenizar todas as equipes e as Forças de Segurança do estado do Ceará que mostrou que o Estado tem que prevalecer e que não podemos ceder diante desses crimes. Nós, do Ministério Público, juntamente, com os outros órgãos, conseguimos montar um planejamento para identificar esses suspeitos. É importante destacar ainda que essa ação é um divisor de águas, pois culminou em um dia histórico para o Ceará e a sociedade cearense que ganhou com essa ação. Continuaremos com os trabalhos para os próximos jogos”, finalizou ele.

Presidente de torcida organizada é preso 

Durante os trabalhos policiais, três pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto por crimes de homicídio, roubo e lesão corporal grave foram capturadas e conduzidas para unidades policiais, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, a Draco realizou a prisão de um quarto alvo que também estava com uma ordem de prisão preventiva em aberto, sendo este o presidente de uma torcida organizada. 
 
A captura do suspeito ocorreu no Porto das Dunas, no município de Aquiraz (AIS 13). Além do cumprimento de mandado, ele também foi preso em flagrante por uso de documento falso.

Dentro do estádio

Ainda durante as ações operacionais, três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pelas infrações de tumulto e consumo de drogas foram lavrados dentro do estádio Castelão. Ao todo, quatro pessoas foram conduzidas, ouvidas e liberadas.