quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Meta encerra programa de verificação de fatos nos EUA, mas mantém checagem no Brasil

Foto: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES VIA AFP
Foto: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES VIA AFP

A Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou o encerramento do Programa de Verificação de Fatos independente nos Estados Unidos. A decisão foi comunicada à Advocacia-Geral da União na noite de segunda-feira (13), em resposta à notificação extrajudicial enviada à empresa na última sexta-feira (10). A empresa esclareceu que, no Brasil, a checagem de fatos continuará sendo realizada, e o programa será substituído pelas Notas da Comunidade nos EUA.

A Meta também confirmou que as alterações em sua Política de Conduta de Ódio, que visam ampliar o espaço para a liberdade de expressão, já foram implementadas no Brasil. A empresa afirmou que seu objetivo é promover um debate mais amplo sobre temas relevantes para a sociedade.

Desde 2016, a Meta mantinha um programa de checagem de fatos nas plataformas Facebook e Instagram, com a participação de jornalistas e especialistas em mais de 115 países. O serviço tinha como objetivo verificar a veracidade das informações circulando nas redes sociais, oferecendo contextos e esclarecimentos aos usuários.

No entanto, as mudanças recentes refletem uma nova postura da empresa, alinhada com a agenda do novo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, que é conhecido por apoiar a desregulamentação do ambiente digital e se opor a políticas de checagem de fatos. Como resultado, a Meta passou a permitir a divulgação de conteúdos preconceituosos em suas plataformas.

FONTE MISÉRIA