(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Lula convocou uma reunião nesta quinta-feira (9) após a Meta, empresa de tecnologia que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp anunciar que vai remover agências de checagem profissionais. O presidente criticou a falta de fiscalização nas redes sociais.
“Vou fazer uma reunião hoje para discutir a questão da Meta. Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade do cara que comete um crime na imprensa escrita”, disse Lula
Na última terça-feira (7), o dono da Meta, o bilionário norte-americano Mark Zuckerberg, anunciou as novas diretrizes de moderação de conteúdo das redes sociais e ressaltou que vai se aliar ao governo do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para pressionar países que buscam regular o ambiente digital.
Entre as alterações, estão o fim do programa de checagem de fatos que verifica a veracidade de informações que circulam nas redes, o fim de restrições para assuntos como migração e gênero, e a promoção de “conteúdo cívico”, entendido como informações com teor político-ideológico.
Para Lula, as leis e a soberania dos países devem ser respeitadas, “é como se um cidadão pudesse ser punido porque ele faz uma coisa na vida real e não pudesse ser punido porque ele faz a mesma coisa na digital”, afirmou o presidente.
FONTE MISÉRIA