quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Ceará tem queda de 8,5% nos registros de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte

O índice de mortes violentas no Ceará está em queda. Na tarde desta terça-feira (5), o governador do Estado, Elmano de Freitas, anunciou que no último mês de outubro houve redução em Fortaleza, Região Metropolitana e no Estado todo dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que incluem homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.

Conforme dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), a RMF é a região com maior queda, com quase 40% de diminuição comparados os meses de outubro de 2023 e outubro de 2024.

Analisados estes mesmos períodos, em Fortaleza, a queda foi de 14,6% (70 mortes violentas em 2023 e 82 ocorrências em outubro deste ano). No Ceará, ao todo foram contabilizadas 268 mortes violentas no último mês, número 8,5% menor do que em 2023.

O governador destaca que "os números ainda são elevados, mas acredita que "estamos no caminho correto na Segurança Pública do Estado".

"Temos efetivamente sinais de que a ação mais ostensiva da Polícia começa a ter um resultado, que ainda é pequeno na minha opinião".

Outro dado positivo é a queda de 20,5% no quantitativo de feminicídios. Conforme o governador, a "maior presença das forças policiais atuando nas ruas" atrelada à ação integrada dos poderes interfere positivamente para a redução dos CVLIs.

Em outubro do ano passado foram registrados 293 CVLIs no Estado, permanecendo este o maior número desde 2021.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destaca que o resultado absoluto da RMF neste ano é o melhor desde 2010.

Com informações do Diário do Nordeste