sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Prefeito Eleito de Orós, Simão Pedro, Pode Renunciar no Dia da Posse; Sua Mãe, Vice-Prefeita, Assumirá o Cargo

A eleição de Evandro Leitão e Gabriella Aguiar para prefeito e vice-prefeita de Fortaleza está gerando uma situação inédita na política cearense. Gabriella, atual deputada estadual, precisará renunciar ao cargo para assumir o novo posto no município, abrindo assim uma vaga na Assembleia Legislativa. 

O primeiro suplente do PSD para a cadeira é Simão Pedro, prefeito eleito de Orós, que poderá renunciar ao mandato municipal logo no dia da posse para assumir como deputado estadual.

Caso isso se confirme, a Prefeitura de Orós será assumida por sua mãe, Tereza Cristina, vice-prefeita eleita, que está pronta para dar continuidade aos projetos e compromissos assumidos durante a campanha.

Além do fator inusitado, a possível transição mantém o governo de Orós dentro da mesma família experiente na administração pública. Tanto Simão Pedro quanto sua mãe, Tereza Cristina, já ocuparam o cargo de prefeito no município em gestões anteriores. Esse cenário reforça a ideia de que "fica tudo em casa", com uma liderança que a população já conhece e que possui histórico de gestão e proximidade com as demandas locais.

Com a presença de Elmano, Lula reúne Governadores e abre debate sobre ações conjuntas contra à criminalidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quinta-feira (31), em Brasília, uma das pautas mais marcantes do seu terceiro mandato: a adoção de medidas conjuntas, envolvendo União e Estados, para o enfrentamento da criminalidade.

O pacote de medidas está na PEC da Segurança, uma emenda à Constituição Federal que mexe com o papel das Polícia Militar, da Polícia Rodoviária e da Polícia Federal. O texto foi apresentado como a ‘porta de entrada’ de um debate longo que será aperfeiçoado pelo Congresso Nacional.

Lula, ao se reunir com os governadores, secretários de segurança pública e representantes do Legislativo, pediu que todos falassem ‘sem censura’. O Governador Elmano de Freitas participou da reunião e levou ideias para serem implantadas ações com resultados concretados no combate à violência. Ao todo, estiveram presentes 18 governadores, sendo cinco no exercício do mandato.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Segundo o presidente Lula, a PEC é o começo de uma grande mobilização nacional: ‘’A apresentação dessa PEC é o começo de uma grande discussão que a gente quer fazer sobre segurança pública nesse país, sobre a criação de um sistema único de segurança pública, e a gente começa mandando para as duas Casas onde o debate deve se dar de verdade, que é no Congresso Nacional”, disse Lula, entusiasmado com a mobilização nacional na área da segurança pública.

O presidente Lula disse que cada Estado enfrenta as suas dificuldades e busca suas soluções, mas, diante do avanço do crime organizado, é preciso a união de todos.

“Eu sei que cada governador tem os seus problemas, suas soluções, mas o que a gente está notando efetivamente é que o crime organizado está crescendo, as organizações nas cadeias estão crescendo. O PCC e o Comando Vermelho estão em todos os estados, indicando até vereador”, comentou o presidente Lula.

PEC É APRESENTADA E TERÁ AMPLO DEBATE

O presidente Lula destacou, ainda, que não poderia mandar o texto para o Congresso sem apresentá-lo antes aos governadores, e que fará “quantas reuniões forem necessárias” para ajustar a medida de segurança. Segundo o governo indicou, a ideia é fortalecer a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e criar diretrizes gerais para os estados.

PARTICIPANTES DA REUNIÃO COM O PRESIDENTE LULA

• Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
• Rui Costa, Ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República
• Ricardo Lewandowski, Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública
• Esther Dweck, Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
• Alexandre Padilha, Ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
• Jorge Messias, Advogado-Geral da União
• Vinicius Carvalho, Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União
• Ministro Flávio Dino, Ministro do Supremo Tribunal Federal
• Ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, Presidente do Superior Tribunal de Justiça
• Hindenburgo Chateaubriand Filho Vice – Procurador-Geral da República
• Jerônimo Rodrigues, Governador do Estado da Bahia
• Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro
• Carlos Brandão, Governador do Estado do Maranhão
• Hana Ghassan Tuma, Governadora do Estado do Pará, em exercício
• Priscila Krause, Governadora do Estado de Pernambuco, em exercício
• Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo
• Ronaldo Caiado, Governador do Estado de Goiás
• Otaviano Pivetta, Governador do Estado do Mato Grosso, em exercício
• Elmano de Freitas, Governador do Estado do Ceará
• Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo
• Rafael Fonteles, Governador do Estado do Piauí
• Fábio Mitidieri, Governador do Estado de Sergipe
• Gladson Cameli, Governador do Estado do Acre
• Celina Leão, Governadora do Distrito Federal, em exercício
• José Carlos Barbosa, Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, em exercício
• Wanderlei Barbosa, Governador do Estado de Tocantins
• Clécio Luís, Governador do Estado do Amapá
• Antônio Denarium, Governador do Estado de Roraima
• Senador Randolfe Rodrigues, Líder do Governo no Congresso
• Deputado Federal José Guimarães, Líder do Governo na Câmara de Deputados
• Ministro Mauro Luiz Campbell Marques, Corregedor Nacional de Justiça

(*) Com informações da Secom

Eleição de Evandro Leitão Gabriella Aguiar pode deixar município do interior do Ceará sem prefeito

Foto Ascom/Alece
A eleição de Evandro Leitão e Gabriella Aguiar para prefeito e vice-prefeita de Fortaleza está gerando uma situação no mínimo curiosa na composição da Assembleia Legislativa. Para assumir o cargo no município, Gabriella terá que renunciar ao mandato no Legislativo Estadual, o que abre vaga para o primeiro suplente do PSD na Casa. 

A confusão começa na substituição dela. O primeiro suplente da coligação eleita em 2022 é Simão Pedro. Este, por sua vez, foi eleito prefeito da cidade de Orós, município da região Centro-sul do Estado.

Nos bastidores, deputados especulam que Simão possa renunciar ao mandato logo após a posse, em 1º de janeiro, e assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Simão Pedro abriria mão de um mandato de prefeito por quatro anos porque lá no Município está tudo em casa, literalmente. A candidata a vice-prefeita eleita em Orós é Tereza Cristina Pequeno, que é mãe do prefeito eleito.

Falta apenas combinar com o povo de Orós que votou em um candidato a prefeito e pode vê-lo renunciar ao mandato ainda no dia da posse para assumir um outro mandato. Coisas da política cearense.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cantor natural de Cariús, Neto Leite, deixa a banda Mastruz com Leite após 34 anos no grupo de Emanoel Gurgel

Foto Lucas Barbosa/SVM
Um dos nomes icônicos do forró, o cantor e sanfoneiro Francisco José Leite Filho, conhecido nacionalmente por Neto Leite, 60, confirmou à coluna que pediu desligamento da banda Mastruz com Leite. Ele contou que cumpre agenda no grupo até o final do mês de novembro.

Ao todo, Neto Leite passou 24 anos na banda Mastruz com Leite, e 10 no grupo Catuaba com Amedoim — ambas do empresário Emanoel Gurgel.

Uma das canções que ficou marcada na voz do forrozeiro foi o hit "Saga de Um Vaqueiro", letra da compositora Rita de Cássia.

Segundo o artista, o que fez com ele deixasse o Mastruz foram as longas viagens pelo Brasil: "Estava um pouco cansado". Anualmente, a banda cumpre agenda em diferente regiões do país.

Diferente do que se comenta, o 'Leite' presente no nome artístico de Neto é sobrenome e não faz referência a nome da banda. Ele é natural de Cariús (CE)

Ainda segundo o cantor, ele não irá deixar de realizar apresentações. "Já tenho projeto solo articulado. Devo começar agenda de shows em dezembro", adiantou o forrozeiro.

Conforme Neto Leite, o foco do novo trabalho serpa voltado para apresentações pelo nordeste.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mais de 100 mil cearenses pediram para sair do trabalho em 2024

Foto Arquivo pessoal 
O aquecimento do mercado de trabalho pós-pandemia vêm evidenciando a busca dos profissionais por melhores condições. Um dos fatores ainda cruciais e mais considerados na hora de troca de trabalho continua sendo o salário. 

Porém, outros benefícios como a possibilidade do trabalho remoto, ou a proximidade entre endereços de trabalho e residência, aumento de tempo para outras atividades, ou ainda o apoio em questões físicas e mentais, também apareçam como determinantes na hora de buscar outra colocação.Foto: Arquivo pessoal

No Ceará, nos últimos cinco anos, o número de pedidos de demissões subiu de 35.610 (ano 2020) para 102.839 (ano 2024), no período de janeiro a agosto. Ou seja, houve um aumento de 188,7% nos pedidos de saída voluntária do trabalho no Estado.

Além disso, no Brasil, no mês de agosto, último contabilizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a quantidade de trabalhadores que pediu demissão de forma voluntária bateu recorde. Foram 755,2 mil desligamentos a pedido do empregado. O levantamento considera o emprego com carteira de trabalho assinada.

Há seis anos atuando como fotógrafo, videomaker e storymaker, Davi Costa Menezes, 31 anos, já fez alguns pedidos de demissão de empregos. A última vez que tomou essa decisão foi no começo de agosto deste ano. Há 4 meses em uma empresa do ramo de calçados, surgiu uma oportunidade melhor de trabalhar na campanha eleitoral de um candidato a vereador.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará conquista registro de Indicação Geográfica com o algodão da Região dos Inhamuns

Foto O Povo 
O algodão produzido em Inhamuns, Ceará, foi reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) com o selo de Indicação Geográfica (IG), do tipo Indicação de Procedência (IP). A conquista, que beneficia a comunidade local agregando valor ao produto e valorizando o território, foi resultado do trabalho desenvolvido pelo Sebrae Ceará desde de 2020.

A IG é um sinal que indica a origem geográfica de determinado produto ou serviço, exaltando o trabalho realizado no território ao atestar a qualidade e o teor único desses processos. Apenas os produtores e prestadores de serviços estabelecidos no respectivo território podem usar a IG.

De acordo com o analista da Unidade Competitividade dos Negócios e gestor de agronegócio do Sebrae Ceará, Germano Parente Bluhm, um produto com Indicação Geográfica chega a ter um acréscimo de 30% a 40% no valor de mercado, em comparação às versões tradicionais.

Além disso, o item pode fortalecer o turismo da região e criar um ambiente de governança e valorização do território mais bem estabelecido. “As pessoas começam a se interessar mais pelo território e pelo produto, para saber por que aquilo existe naquele local. 

Por isso o Sebrae Ceará tem apostado em uma boa seleção de produtos para valorizar as comunidades, porque a Indicação Geográfica tem um impacto sociocultural muito importante”, indica.

Com informações do O Povo.

Correios realiza leilão de 27 lotes de itens “esquecidos”

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os Correios iniciaram a partir da próxima segunda-feira (4), leilão de itens enviados pelo serviço postal,  considerado como refugo, ou seja, sem sucesso na entrega e não reclamados por seus destinatários dentro do prazo estabelecido pela estatal. 

Ao todo serão 27 lotes com itens que variam entre vestuário, utensílios domésticos, livros, equipamentos eletrônicos, acessórios para veículos e artigos infantis.

O evento será realizado em São Paulo. Para participar, os interessados devem fazer o cadastro na plataforma Licitações-e e, após essa etapa, enviar propostas de forma eletrônica para participar da disputa. O leilão é aberto para pessoas físicas e jurídicas. Sendo necessário a obtenção da chave de identificação e senha de acesso, enviados após o cadastro.

Segundo os Correios, os valores iniciais variam de R$ 987,17 a R$ 129.378,48 e a disputa será dividida em duas etapas. Os lotes 1 a 20 aceitarão lances até 14h de segunda-feira (4). Já os lotes de 21 a 27 poderão ser arrematados até as 9h da terça (5).

FONTE MISÉRIA 

Detran do Ceará inicia atendimento do programa CNH Popular 2023 em mais seis municípios a partir desta segunda-feira (4)

Foto Ascom HMJMA
Na segunda-feira (4), o Detran-CE inicia os atendimentos aos candidatos com inscrições aprovadas do programa CNH Popular 2023 em mais seis municípios. São eles: Milhã, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Tamboril, Amontada e Itaitinga.

Os candidatos podem agendar o processo de formação para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no site oficial do Detran (www.detran.ce.gov.br) para ser atendido inicialmente na autoescola, no dia e horário disponíveis.

Na data agendada, o candidato deve comparecer à autoescola, portando RG, CPF e comprovante de endereço.

Com informações do Site do Governo do Ceará.

No Ceará, mais de 2 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS

Quando realizada em tempo hábil, o exame pode aumentar as chances de tratamento bem-sucedido.
Evellen Rodrigues
José Cruz/Agência Brasil

De acordo com os dados que foram divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), em junho deste ano, cerca de 77.243 brasileiras aguardavam por uma mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS). Já no Ceará, neste mesmo período do ano, 2.208 mulheres se encontravam nesta situação.

Ainda segundo o CBR, o tempo de espera por uma mamografia na rede pública de saúde pode chegar a 80 dias, a depender da região e do estado brasileiro.

O órgão afirma ainda que a demora demonstra uma sobrecarga: “Os números revelam parte da sobrecarga no SUS e devem ser levados em conta, especialmente pelos recém-eleitos nas eleições municipais, na formulação e manutenção de políticas de saúde pública”, aponta o CBR.

Como é feito o exame

A mamografia é um tipo de Raio-X realizado em um aparelho específico, chamado mamógrafo. O exame acontece por meio da compressão da mama, que permite que o aparelho gere imagens de alta qualidade, capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer.

De acordo com o Ministério da Saúde, a compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja adequadamente espalhado e os possíveis nódulos e microcalcificações presentes no seio sejam expostos nas imagens do exame.

Quando realizada em tempo hábil, a mamografia permite a detecção precoce de vários tipos de alterações mamárias, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e reduzindo a necessidade de intervenções invasivas.

Fonte Miséria

Ceará será o estado com maior número de governados pela esquerda no Brasil em 2025


Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
O Ceará será o estado com maior número de governados pela esquerda no país com o início dos mandatos em 2025. 

Após o pleito eleitoral deste ano, o Estado terá 65% do eleitorado governado por legendas da esquerda, conforme dados divulgados pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados.

Nas cidades cearenses, os partidos considerados de centro ficam com a segunda maior população, o que representa 19% do eleitorado. Já as siglas de direita irão governar o equivalente a 16%.

A proporção de prefeituras é similar. Do total de cidades, 64% dos municípios do Ceará têm prefeitos eleitos da esquerda. Partidos do centro conquistaram 22% das prefeituras, já siglas de direita terão um quantitativo de 14%.

No ranking de eleitores que serão governados por siglas da esquerda, o Ceará ocupa a primeira posição, seguido de Pernambuco e Espírito Santo. Mato Grosso, Goiás e Tocantins lideram entre os estados que serão governados pela direita. Quanto a governos de centro, Pará lidera, seguido por Amapá e Roraima.

Com informações do O Povo.

Deputado iguatuense André Fernandes anuncia que será pai de menina

Foto Reprodução/Instagram
O deputado federal André Fernandes (PL) anunciou na noite desta quinta-feira (31), que será pai. A esposa do político, Luana Fernandes, está grávida de uma menina.

Por meio do Instagram, André revelou que a bebê se chamará Eloah. "O Senhor ouviu nossas orações e fez o nosso coração transbordar de alegria! Nosso milagre de Deus, nossa Eloah, está a caminho!", escreveu.

Luana também celebrou a notícia. "Nossa menininha, nosso milagre", declarou.

André Fernandes foi o segundo colocado na eleição deste ano para a Prefeitura de Fortaleza. Ele recebeu 705.295 votos. O vencedor foi Evandro Leitão (PT), que recebeu 716.133 votos.

Com informações do Diário do Nordeste.