Foto: Alan Santos
O presidente Lula assinou, nessa segunda-feira (9), o decreto que autoriza a atuação das Forças Armadas nas eleições municipais de 2024. O decreto foi assinado em conjunto com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Marcos Antonio Amaro dos Santos.
A participação das Forças Armadas no processo eleitoral está prevista na Constituição Federal e busca garantir segurança na votação e da apuração das eleições. As localidades serão definidas conforme a demanda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o TSE, houve um aumento de 5% no número de votantes em relação a 2020, tornando a eleição deste ano a maior municipal de todos os tempos no país. As estatísticas mostram também que as mulheres constituem a maioria do eleitorado.
O primeiro turno das eleições municipais acontece em todo país no dia 6 de Outubro. O segundo turno está marcado para o dia 27 de Outubro, na eleição para prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum dos candidatos ao posto obtiver mais da metade dos votos válidos.
FONTE MISÉRIA