segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Cores de Setembro: mês lilás trabalha a Importância do Diagnóstico Precoce do Alzheimer

Foto: Ilustrativa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 55 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com algum tipo de demência, sendo o Alzheimer responsável por aproximadamente 60% dos casos.

O Dr. David Sampaio, neurologista do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), destaca os principais sintomas da doença. “O Alzheimer afeta principalmente a memória, especialmente a de eventos recentes, o que chamamos de perda de memória recente. Os pacientes podem se tornar repetitivos em suas perguntas e não lembrar de acontecimentos recentes. Além disso, a dificuldade de organização e de se localizar são problemas comuns nesses casos”.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca a perda progressiva de neurônios e de funções cognitivas. No Brasil, cerca de 1,2 milhões de pessoas convivem com algum tipo de demência, e 100 mil novos casos são diagnosticados anualmente, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). A campanha Setembro Lilás busca conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelos pacientes e a importância de apoiar aqueles que lidam com essa condição.

O médico também enfatiza a importância do diagnóstico precoce. “A maioria dos pacientes tem mais de 60 anos, e, com um diagnóstico precoce, conseguimos iniciar o tratamento com mais eficácia, embora ainda não exista um tratamento capaz de interromper ou reverter o Alzheimer, algumas terapias podem melhorar temporariamente os sintomas”.

A causa exata do Alzheimer ainda não é conhecida, mas acredita-se que haja fatores de predisposição genética. O Setembro Lilás oferece uma oportunidade crucial para educar a sociedade sobre os sintomas, fatores de risco e a relevância do diagnóstico precoce. O conhecimento é a chave para reconhecer a doença e buscar o apoio médico adequado.

FONTE MISÉRIA