Foto: Marciel Bezerra/ Funceme
Foi divulgado pelo Palácio da Abolição nessa quarta-feira (7) que o governador, Elmano de Freitas (PT), sancionou lei que estabelece a Educação Climática como parte do currículo das escolas estaduais. Segundo informado pelo Estado, a sanção da lei de n° 18.955 ocorreu no dia 31 de julho.
De acordo com o que prevê o projeto, o conteúdo será ministrado de maneira transversal, passando a ser parte das disciplinas que já compõem a grande de ensino regular. A lei que integrou o novo conteúdo ao ensino médio estadual é de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL). O parlamentar argumenta que a ação é relevante para tentar combater o negacionismo sobre as mudanças no clima, bem como para arregimentar discussões acerca da transição da matriz energética nacional.
“Precisamos sensibilizar os jovens sobre as questões ambientais, e integrar o conhecimento sobre o clima nos currículos escolares. É uma forma de preparar a nova geração para tomar decisões informadas e responsáveis, tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo. A escola, como um dos primeiros ambientes sociais e educativos, tem o poder de moldar perspectivas e incutir valores que respeitam e protegem o nosso planeta”, disse o deputado em conversa com o jornal O Povo.