São
Paulo. O mercado de produtos de tecnologia e bens duráveis no Brasil
cresceu 11% de janeiro a maio deste ano. Isso aponta um início de
recuperação após um período de dois anos de declínio acentuado. Todas as
categorias analisadas pela NielsenIQ GfK exclusivamente para a
Eletrolar Show 2024, performaram bem, com destaque de vendas para as
geladeiras, com aumento de 22% em unidades e máquinas de lavar roupas,
com crescimento de 17%, as duas do segmento linha branca.
Além
disso, as categorias de ar-condicionado e ventiladores tiveram um
impacto significativo devido ao calor, impulsionando ainda mais os
resultados do setor. O reposicionamento de preços foi puxado
principalmente pela linha branca, que mostrou um aumento consistente nos
preços a partir do segundo semestre de 2023. A categoria de portáteis
também destacou-se pela consistência no reposicionamento de preços.
Ao
ter um olhar regional, o Nordeste acompanha o movimento do país e tem
ar-condicionado, refrigeradores e máquinas de lavar, ou seja, a linha
branca, impulsionando a retomada deste mercado. Em percentuais, o
segmento subiu 22% em quantidade de unidades vendidas e 36% em
faturamento na região.
O
consumo de produtos de tecnologia e bens duráveis apresentou um ticket
médio mais estável no período, ou seja, os vendedores conseguiram
equilibrar unidade em relação ao preço para manter o faturamento, sem
grandes aumentos de valor para o consumidor final.
"Esse
crescimento regional mostra que a recuperação é abrangente e não se
limita a áreas específicas, evidenciando a demanda consistente por
tecnologia e bens duráveis em todo o país", afirmou o diretor de Sucesso
do Cliente Tech & Durables da NielsenIQ GfK no Brasil, Ricardo
Moura, lembrando que a pesquisa não faz recorte por estado.