Foto: Raul Santana/Fiocruz
O Brasil já registrou 391 mortes por dengue desde o início do ano até a tarde desta segunda-feira (11), de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.
O levantamento ainda aponta que outras 854 mortes estão em investigação. Os casos prováveis da doença já ultrapassam 1,5 milhão.
Oito unidades da Federação já decretaram emergência em saúde pública: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. A medida facilita acesso a recursos federais e agiliza processos voltados ao combate da doença.
O Nordeste é a região com menor número de casos, considerando o coeficiente de incidência. São 131 casos por 100 mil habitantes. Ao todo, a região acumula 71.736 casos prováveis da doença e 18 óbitos, 11 deles registrados na Bahia.
Até o momento, o Ceará registrou 4.078 casos prováveis da doença. Cinco óbitos estão em investigação.
Os cuidados contra a dengue
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, seja uma caixa d’água ou até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
É importante ressaltar a importância de colocar areia no prato das plantas ou trocar a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos, garrafas pet e outros recipientes vazios devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva.