A prefeitura de Barra do Piraí, no sul do Rio de Janeiro, decretou luto oficial de três dias
Quatro pessoas de uma mesma família foram encontradas mortas debaixo de escombros após um temporal que atingiu a cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 21. A prefeitura do município decretou, em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira, 22, luto oficial de três dias na cidade por causa das mortes.
As identidades das vítimas são: Lígia Maria de Carvalho, seu filho Bruno, sua nora Inara e seu neto Gael, de 8 meses. O marido de Lígia e avô do bebê foi o único a sobreviver, segundo o jornal O Globo.
De acordo com a última atualização da Prefeitura de Barra do Piraí, há 125 pessoas desalojadas depois da tempestade de quarta. A estimativa é que 1,2 mil pessoas tenham sido afetadas pela forte chuva.
Os desalojados, segundo a Secretaria de Assistência Social, estão todos em casas de amigos ou familiares. Por isso, não foram abertos locais de abrigo provisório, e não há ninguém desabrigado até o momento.
O município já havia decretado situação de emergência e, nesta quinta-feira, o prefeito Mario Esteves anunciou que iria declarar também estado de calamidade pública. "É uma situação trágica, porque, dessa vez, tivemos perdas de vida humanas. É uma situação extremamente desafiadora, quase, eu posso afirmar, um pesadelo", afirmou.
O temporal gerou um volume de 148 mm de chuva em apenas cinco horas, segundo a Defesa Civil.
FONTE TERRA