Foto: Agência Senado
Um fato já está consolidado: a saída do senador Cid Gomes do PDT. Ele está de malas prontas, contudo, o destino ainda é uma incógnita. Ganhou os noticiários no último final de semana a informação de que o presidente Lula pediu ao ministro da Educação Camilo Santana que convidasse o senador para filiar-se ao PT. Nessa linha, Cid Gomes afirmou que não se trata de uma decisão solitária, que essa questão precisa ser discuta e analisada. Pontuou, ainda, que irá conversar com o líder petista.
“Eu vou pedir. Vou pedir pra falar com ele (Lula), ele que resolve. A decisão não será tomada por mim, será tomada por um coletivo de forma pensada, refletida, analisada”, comentou o ex-governador do Ceará.
Cid Gomes conta com o endosso e apoio de Elmano de Freitas (PT) para a filiação, o atual governador chegou a dizer que se dependesse exclusivamente dele o senador certamente iria para o PT. Camilo Santana, responsável pelo convite, também estaria entusiasmado com a possibilidade.
Por sua vez, o deputado federal petista José Guimarães, e vice-presidente nacional do PT, disse não haver nenhuma tratativa momentânea para a filiação do senador ao partido.