segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Após destituição, presidente da Alece e líder do governo Elmano manifestam apoio à Cid Gomes

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A destituição do senador Cid Gomes da presidência estadual do PDT levou a uma série de manifestações de apoio e solidariedade. Entre os primeiros a abordar o tema após o comunicado feito pelo deputado federal André Figueiredo, presidente nacional da sigla, foi o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT).

“Expresso minha solidariedade ao senador Cid Gomes, mais uma vítima da insensatez e da arbitrariedade que vêm dominando o comando do PDT nos últimos meses. Lamentável que um partido com tanta história em defesa da democracia seja usado pelo capricho de um pequeno grupo, agindo unicamente de acordo com seus interesses e projetos pessoais, e que está muito longe de representar a maioria dos integrantes da legenda”, disse o político em suas redes sociais.

Salienta-se que Leitão está em processo de desfiliação partidária, e a carta de anuência dada por Cid Gomes a ele foi apontado como um dos motivos para destituição do senador do cargo que ocupava. Ao anunciar seu retorno ao comando PDT no estado, Figueiredo também afirmou que o irmão de Ciro Gomes teria descumprido acordos, em especial sobre o debate acerca do alinhamento com a gestão Elmano de Freitas (PT).

Nessa linha, aponta-se que quem também prestou solidariedade ao político foi Romeu Aldiguere (PDT), líder do governo petista na Alece. O deputado disse manter um apoio “completo e irrestrito” ao senador cearense.

Quem também falou sobre o assunto foi Eduardo Bismark, deputado federal pedetista licenciado. Para Bismark esse contexto “é muito ruim para o partido“. Ele disse, ainda, que Gomes “falou muitas verdades, verdades que doeram em algumas pessoas que não aceitam ouvir a verdade e essas pessoas, por não ter argumento, acabaram se rebelando lá na reunião”.

Salienta-se que o grupo que retorna ao comando do partido é bastante próximo ao ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do ex-presidenciável Ciro Gomes. Além do atual prefeito da capital cearense, José Sarto. Parte pequena da bancada pedetista na Alece também se mostrou entusiasmada com a situação.