sexta-feira, 2 de junho de 2023

Ambiental Ceará inicia operação de esgotamento sanitário em 6 municípios do Cariri

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (1º), a empresa Ambiental Ceará apresentou as intervenções que devem ser realizadas no sistema de esgotamento sanitário dos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri.

O encontro aconteceu na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, e contou com o lançamento do Plano de Rota de Obras e Melhorias, que reúne as principais ações previstas no primeiro ano da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

A empresa é responsável pelo saneamento básico de 17 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. Nos 12 meses iniciais de operação, mais de 80 mil pessoas devem ser beneficiadas diretamente com a implantação de mais de 110 km de redes coletoras de esgoto, além da construção e modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), sendo 380 milhões de litros de esgoto coletados e tratados de forma mensal.

“Hoje, aos pés do Padre Cícero, comemoramos o início desta longa jornada no Cariri. É por meio desta parceria com a Cagece que, nos próximos 30 anos, nós faremos entregas que reforçam o nosso compromisso de fazer além, com projetos que tragam benefícios para as pessoas e para o desenvolvimento das cidades”, afirmou o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó.

Saiba o que vai ser feito em cada município

Juazeiro do Norte

A operação da Ambiental Ceará para universalizar o saneamento básico em Juazeiro do Norte vai iniciar solucionando um problema crônico da cidade: o afundamento de vias no bairro Pio XII. A obra de remanejamento de 500 metros de rede coletora para a Av. José Bezerra vai resolver esta situação na região, que é atendida por uma tubulação instalada há 30 anos e que, em períodos chuvosos, causa vários transtornos aos moradores.

As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) da cidade também passarão por melhorias, além da revitalização de 20 km de rede coletora de esgoto já existente no município. Juazeiro do Norte deve receber, ainda, 1,5 km de novas redes para coleta de esgoto, que viabilizarão mais de 1 mil ligações de casas no sistema de esgotamento sanitário. Mais de 3,6 mil pessoas serão contempladas já no início da operação.

Barbalha

O bairro Malvinas, em Barbalha, será a primeira região do município contemplada com as obras de universalização da Ambiental Ceará. As vias do bairro ganharão novas redes coletoras de esgoto e passarão por um mutirão de limpeza e desobstrução dos Pontos de Visita (PVs), mais popularmente conhecidos como tampas de esgoto.

Ao todo, Barbalha será beneficiada com mais de 4,1 km de novas redes coletoras, viabilizando mais de 1 mil ligações de residências no sistema de esgotamento sanitário. Essas intervenções vão beneficiar mais de 3,7 mil pessoas.

Missão Velha

O início da operação definitiva da Ambiental Ceará em Missão Velha vai concentrar intervenções no bairro Antônio Linardi, com a implantação de 1,7 km de novas redes coletoras de esgoto. Essa estrutura vai viabilizar 301 ligações de casas com o sistema de esgotamento, beneficiando mais de 1 mil pessoas. Além disso, a coleta e tratamento de esgoto nessa região vai pôr fim à famosa “rua da lama” do bairro e interromper o fluxo de resíduos sem tratamento que corre em direção à cachoeira do geossítio da cidade.

Santana do Cariri

A cidade de Santana do Cariri ganhará a primeira rede coletora de esgoto aérea implantada pela Ambiental Ceará no Estado. A estrutura será instalada ao longo do Canal de São Pedro, coletando o esgoto emitido pelas casas daquela via sem necessidade de obra subterrânea.

O início da operação será marcado, também, pelo lançamento da obra da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santana do Cariri em 137 anos de existência do município. Ao todo, serão implantados mais de 2,3 km de novas redes coletoras, possibilitando 900 ligações e beneficiando mais de 3,2 mil pessoas.

As equipes vão fazer um trabalho de revitalização do largo da Igreja de Nossa Senhora de Santana, que recebe a romaria da Menina Benigna, a primeira beata do Ceará; e da praça da Vila da Cidadania, muito frequentada pelas crianças do local. A empresa vai providenciar, ainda, a criação de um mural com a linha do tempo da vida de Benigna.

Farias Brito

A sede do município de Farias Brito será o foco das primeiras intervenções, da Ambiental Ceará, no início da operação definitiva. O município vai receber mais de 2,1 km de redes coletoras, permitindo que 300 casas sejam conectadas ao sistema de esgotamento sanitário, movimento que vai beneficiar mais de 980 pessoas.

Também neste início, será investido R$ 1 milhão na construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

Nova Olinda

Em Nova Olinda, as primeiras intervenções da Ambiental Ceará para universalização do saneamento vão contemplar a implantação de 2 km de novas redes coletoras, viabilizando mais de 260 conexões ao sistema de esgotamento sanitário. Quase mil pessoas serão positivamente impactadas.

Além disso, será iniciada a obra da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, localizada no bairro Piçarreira, e que vai receber o resíduo que, até então, está sendo despejado no rio Cariús.

Aegea Saneamento

A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea, criada em 2010 e líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Ao todo, a Aegea atua em 178 municípios, em 13 estados brasileiros, atendendo aproximadamente 26 milhões de habitantes. O grupo já opera no Ceará, por meio da concessão da Ambiental Crato, no município do Crato, onde a cobertura de esgoto saltou, em apenas 120 dias, de 3% para 16%, devendo avançar para 50% até 2024.